Veja como o alcoolismo afeta a família do viciado

Estou a escrever esta carta sem o consentimento do meu pai para pedir esclarecimento espiritual sobre o seu comportamento e clima desagradável que ele criou em casa.

Moro com ele sob o mesmo teto, foi ele quem me criou e educou nesta mesma casa com todo amor, respeito e carinho, mas de uns tempos para cá ele não é o mesmo pai que eu conheci durante a minha infância e adolescência. Seu comportamento mudou completamente e às vezes me faz chorar. Ele está consumindo bebidas alcoólicas com algum exagero e quase diariamente, e isso me traz muita tristeza. Ele não se alimenta adequadamente e já perdeu peso, e isso me traz muitas preocupações e mal-estar em casa. Gostaria que a equipe de militantes me informasse, se possível, o que está acontecendo com meu pai e o que o levou a beber bebidas alcoólicas com exagero e mudança de comportamento.

Resposta: Prezada, o vício da bebida alcoólica é perigoso e devastador, por eliminar do ser humano a vontade de reagir, bloqueando-lhe a razão e o bom senso, visto tornar-se presa fácil do astral inferior.

O ponto mais delicado é fazê-lo entender que, a persistir nesse vício, vai prejudicar-se física e psiquicamente, e que chegará o dia em que o arrependimento irá machucá-lo bastante. Daí ser necessário dialogar com ele, nos momentos em que estiver sóbrio, com calma, carinho e bons modos, consciente de que ele precisa de ajuda. Se ele se irritar ou não quiser conversa, recue e tente em outro momento.

Pratique a limpeza psíquica no lar, diariamente, nos horários recomendados. Caso ele esteja sóbrio, convide-o para participar das irradiações, que serão muito úteis para sua recuperação.

Seja forte e paciente, nunca desista de vê-lo livre desse mal psíquico, tenha confiança de que tudo irá resolver-se satisfatoriamente. Se possível, frequente as reuniões públicas em uma casa racionalista cristã. Convide-o, mostre que você se importa com ele.

Esperamos que o seu pai tenha o devido bom senso de compreender que precisa modificar o seu comportamento para melhor e possa munir-se de vontade forte para se libertar do vício do álcool e prosseguir.