Veja o que é o Racionalismo Cristão e faça suas comparações

Estudiosa de questões da espiritualidade pergunta, através do e-mail faleconosco@racionalismocristao.org, aberto aos leitores de A Razão para esclarecimento de suas dúvidas e aconselhamento no sentido de amenizar seus sofrimentos espirituais, qual a diferença entre a doutrina espírita e o Racionalismo Cristão.

Resposta: Prezada, parabéns pelo seu interesse em conhecer o Racionalismo Cristão. Para seu melhor entendimento, seguem algumas considerações contidas no livro essencial desta filosofia espiritualista, intitulado Racionalismo Cristão, atualmente em sua 45ª edição, que definem a sua atuação, e com as quais você mesma poderá fazer a comparação:

O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito. Explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos no planeta-escola que é a Terra.

O Racionalismo Cristão expressa a conjugação de dois conceitos norteadores que exprimem todo o conteúdo filosófico da Doutrina. O primeiro – Racionalismo – está ligado ao procedimento dentro do raciocínio, da lógica e da razão. Temos de buscar a razão através da ação do raciocínio ou do pensamento bem orientado. O raciocínio, trabalhado com profundidade e apuro, é esclarecedor, quando elevado, e seu uso criteriosamente esmerado é prática que conduz a conclusões acertadas sobre a vida. Raciocinar com consciência é promover bases sólidas para alcançar as convicções verdadeiras, é desvendar, é encontrar o que se procura no emaranhado das ideias.

O segundo conceito – Cristão – associado a Racionalismo completa o sentido revelador da Doutrina: um código de conduta que reúne princípios espiritualistas e preceitos do cristianismo. Quando dizemos código de conduta, referimo-nos ao procedimento da pessoa perante a coletividade e a si mesma. Ser cristão é ser honrado, e o ser humano honrado é prudente, moderado, valoroso e justo. Ser racionalista cristão é viver a vida terrena sob normas espiritualistas do mais alto padrão. É saber preparar o espírito para a vida presente e futura como ser esclarecido, consciente do seu estado e das suas condições espirituais.

O Racionalismo Cristão é um conjunto de ensinamentos espiritualistas completo, porque transmite ao ser humano o conhecimento de si mesmo, sendo capaz de mostrar-lhe o que há de mais importante e fundamental – o próprio eu – remoto, presente e futuro, de que dependem a saúde, o bem-estar, a felicidade, e, com isso, um mundo menos agressivo, menos intolerante, mais justo e compreensivo.

Hoje, como no passado, todos que estudam os problemas e os conflitos humanos sabem que a educação espiritual poderá fazer de cada pessoa um ser pacífico e honrado. Para isso, entretanto, há necessidade de apagar do senso comum o irrealismo em que vivem muitas delas.

Na codificação de seus princípios, o Racionalismo Cristão afirma ser o Universo composto de Força e Matéria. A Força – que incita e movimenta todos os corpos (Matéria) – é o princípio inteligente que interpenetra todo o Universo. Esse Princípio Inteligente é compreendido pela maioria das pessoas como Deus, que o Racionalismo Cristão prefere denominar Força Criadora, Grande Foco ou Inteligência Universal, da qual somos uma parcela, uma emanação, que contém os mesmos atributos em forma latente, para serem desenvolvidos e aperfeiçoados nas inúmeras existências por que passamos na Terra.

A Força Criadora mantém o Todo Universal regido por leis evolutivas, às quais estão sujeitos todos os seres, não admitindo assim o Racionalismo Cristão provações, predestinações nem milagres. A filosofia racionalista cristã ensina que todos os atos de nossa vida decorrem do emprego do livre-arbítrio, faculdade espiritual controlada pelo pensamento, pelo raciocínio e pela vontade. Por isso, conforme pensarmos, assim seremos; o que de mal desejarmos ao próximo a nós mesmos estaremos a desejar; e o que de bem fizermos, em nosso benefício redundará, pois seremos o que quisermos ser. Ensina, portanto, a não se cultivar sentimentos de ódio, de inveja ou de malquerença.

Ao observador atento não é difícil avaliar o grau de espiritualidade dos seres pela tendência que manifestam para a adoração, assim como a maior ou menor intensidade dessa tendência. O modo de adorar e o que é adorado variam, à medida que a consciência da vida vai despertando, até chegar ao ponto de poder afastar de si o sentimento da adoração.

Os seres que hoje veneram coisas abstratas, após atingirem o necessário esclarecimento espiritual, acharão tão descabida essa veneração quanto ingênua agora entendem ser a ideia, que também já alimentaram, de reverenciar elementos da natureza.

Quando os seres humanos chegarem a compreender que são, como espíritos, força, inteligência e poder; quando se convencerem de que possuem atributos espirituais para vencerem, racionalmente, quaisquer dificuldades; quando adquirirem a consciência da sua condição de parcelas de um Todo Universal harmônico – dele inseparável – que é a Inteligência Universal, cairão por terra as concepções iniciais de proteção. No conhecimento da vida no seu aspecto amplo estão os lúcidos elementos de convicção, por meio dos quais as pessoas poderão libertar-se das concepções que as trazem presas aos milagres, aos mistérios, ao sobrenatural.

Não há seres privilegiados nem proteções. Todos, sem exceção, estão sujeitos aos mesmos princípios, às mesmas regras, ao mesmo processo evolutivo. Invariavelmente, fazem igual curso e percorrem igual ciclo, no que há um alto e meritório princípio de justiça. Precisam convencer-se de que não poderão contar com o auxílio de ninguém para libertar-se das consequências dos erros que cometerem e que terão de resgatar com ações elevadas, qualquer que seja o número de existências para isso necessárias. Por certo pensarão mais detidamente, antes de praticar ato impróprio.

O que interessa então ressaltar é o modo pelo qual a pessoa processa sua marcha evolutiva, em que conquista, passo a passo, a independência espiritual. A que souber avaliar o peso da responsabilidade que carrega com seus atos certamente fará todo o possível para firmar-se nos ensinamentos que transmitem o conhecimento dos fatos espirituais.

O Racionalismo Cristão, sem outro interesse que não seja o de despertar a humanidade para a realidade da vida, propõe-se a transmitir-lhe os esclarecimentos de que necessita para alcançar uma condição espiritual mais clara que facilite o seu viver. “Os estudiosos do Racionalismo Cristão aprendem a confiar em si mesmos, na sua capacidade moral e no poder da vontade para lutar e vencer. Não são, por isso, adoradores, nem pedinchões, nem lamuriosos. Sabem que são grandes os obstáculos que surgem, a cada passo, no caminho da vida, mas que os poderão vencer com os próprios recursos espirituais de que dispõem. Assim, faz-se necessário que cada um cumpra seu dever, realizando a parte que lhe compete, com a atenção, os olhos, a alma voltados para o fim principal da existência, que é a evolução espiritual.”

Eis aí estes ensinamentos e muitos outros como Pensamento, Espírito, Livre-arbítrio, explanados no livro Racionalismo Cristão, 45ª edição. Caso se interesse em aprofundar-se nesses conhecimentos, sugerimos a leitura, refletindo a respeito do que lê, das obras essenciais: Racionalismo Cristão e A vida fora da matéria. Talvez você prefira começar com o livreto Conceitos racionalistas cristãos. Livros do Racionalismo Cristão estão disponíveis para venda pela na internet, acessando o  site www.livrariarc.net.