Viva bem ligado na espiritualidade

Nas casas racionalistas cristãs sempre se aconselha que é preciso saber viver. Saber viver não é só formar um lar, constituir família, trabalhar e conseguir recursos materiais e financeiros para sustentá-la com proveito e dignidade. Em que pese a importância desse exemplo, ele pouco representa diante do Todo Universal.

Saber viver no contexto transcendente da vida é voltar-se para a espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão, essa filosofia de vida divulgada e praticada em nossas Casas e bem explicada nos livros editados pela sede mundial. Saber viver é estudar, ter disciplina e trabalhar como fatores de progresso material e crescimento espiritual. Só o esclarecimento torna os seres humanos livres para pensar e agir, cientes e conscientes de que são capazes de se alegrar com o sucesso ou se abater com o fracasso, dependendo da forma como vibram seus pensamentos e o uso que façam do livre-arbítrio.

Em relação aos cuidados de natureza espiritual, é necessário que as pessoas eduquem os pensamentos, elevando-os às Forças Superiores, para que tenham boa assistência espiritual e possam aflorar do subconsciente os objetivos espirituais planejados em campo astral, a fim de concretizá-los neste plano físico com perseverança e determinação. É igualmente necessário que aprimorem continuamente o caráter, sendo honestas, leais, solidárias e tolerantes com os semelhantes, qualidades morais que engrandecem a personalidade que não se subjuga a terceiros e se destaca no meio social por seus atos moderados, ponderados e justos.

Quanto às obrigações de ordem material que os seres humanos devem ter na mente incluem-se os cuidados com o corpo físico, essa delicada máquina orgânica concebida pela Inteligência Universal e utilizada pelo espírito para processar sua evolução na Terra. Hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos contínuos são tão estimulantes para a saúde física quanto são danosos para ela os vícios de qualquer natureza. Mas para haver saúde integral, tanto física quanto mental, é importante que todos façam a limpeza psíquica diária, essa higiene tão necessária neste mundo com ainda densa atmosfera fluídica devido à materialidade que rodeia grande parte da humanidade.

Assim, procuramos resumir o que consideramos ser para qualquer pessoa viver bem, aproveitando de forma satisfatória a existência neste mundo. Conquistar sucesso em todos os empreendimentos ao cumprir os deveres com honradez, simplicidade e humildade revelam traços de caráter bem formado do ser humano, também contribuindo para o progresso dos semelhantes sensíveis aos bons exemplos observados.