Você tem medo de morrer?

Questões discutidas pelos moderadores do Fórum de estudos e debates da filosofia  espiritualista racionalista cristã (GrupoRC).

O racionalista cristão não tem medo de morrer, pois sabe que a morte não interrompe a vida. É oportuno mencionar o que disse o poeta místico persa Jalalu Rumi, 1207-1273, no século XIII, portanto:

“Morri como mineral e me tornei vegetal;

morri como vegetal e me tornei animal;

morri como animal e me tornei homem.

Por que deveria temer [a morte]? Quando foi que me tornei menos morrendo?”

Curioso, não? E mais curioso ainda: ele bebeu esse conhecimento em fontes mais antigas ainda!

Esse mesmo poeta místico afirmou também o seguinte:

“Desde que chegaste ao mundo do ser, uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.

 Primeiro foste mineral, depois te tornaste planta, e mais tarde, animal.

Como pode isto ser segredo para ti?

Finalmente foste feito homem, com conhecimento, razão e fé.

Quando tiveres cumprido tua jornada, decerto hás de regressar como anjo; depois disso, terás terminado de vez com a Terra.”

Interpretar este texto à luz dos ensinamentos do Racionalismo Cristão.

Vamos examinar o texto por partes: “Desde que chegaste ao mundo do ser, uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.” Momento em que uma parcela da Força Universal se individualizou e passou a ser submetida às leis evolutivas para prosseguir integrada a essa Força através de vibrações.

 “Primeiro foste mineral, depois te tornaste planta, e mais tarde, animal.” Trajetória evolutiva pelos campos vibracionais da atmosfera fluídica da Terra (os domínios da natureza).

“Como pode isto ser segredo para ti?” Consequência da lei do esquecimento, do desconhecimento da lei das múltiplas existências e da sua composição astral e física como Força e Matéria. “Finalmente foste feito homem, com conhecimento, razão e fé.” A parcela atinge o nível de espírito, após desenvolver um conjunto de atributos e faculdades, dentre eles o livre-arbítrio como pré-requisito para passar a se expressar na forma humana.

“Quando tiveres cumprido tua jornada, decerto hás de regressar como anjo; depois disso, terás terminado de vez com a Terra.” Depois de completar sua trajetória no mundo físico, passará a trabalhar no Astral Superior em diversas atividades, inclusive, para ajudar na evolução da humanidade, até o momento em que não mais atuará na atmosfera fluídica da Terra e partirá para planos mais elevados do Astral Superior.

Nota: Para se inscrever neste grupo envie um e-mail para: inscricaoGrupoRC@racionalismocristao.org.