Encontro de jovens nos Açores

Muito feliz a ideia de realizar o segundo encontro de jovens de Portugal deste ano na Ilha de São Miguel, nos Açores, o que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de agosto. Foi uma oportunidade ímpar de congraçamento e união de racionalistas cristãos e, ao mesmo tempo, um magnífico passeio proporcionado aos jovens portugueses e de outras partes do mundo que para lá puderam deslocar-se.

Os anfitriões não mediram esforços para receber a todos; as casas racionalistas cristãs portuguesas se uniram para cuidar da logística e deslocamento de pessoas à Ilha de São Miguel. Esse apoio, entendemos, foi fundamental para o êxito pleno do evento. Tudo saiu maravilhosamente bem e tivemos a oportunidade de conhecer um dos pontos mais lindos do planeta, com sua flora exuberante e suas estradas ornamentadas por hortênsias. As nossas visitas aos locais turísticos da Ilha foram feitos, em grande parte, em um ônibus dirigido pelo eficiente motorista de nome Jorge, que descrevia em detalhes a história de cada local visitado e sempre acrescentava uma pitada de humor a suas falas.

Voltando um pouco no tempo, todas as vezes em que visitávamos Portugal, desde 2006, lá estava o querido casal Maria do Carmo e Horácio Machado, que se deslocavam dos Açores para o continente a fim de nos acompanhar nas visitas às casas racionalistas cristãs de Portugal. Em todas as ocasiões eles nos convidavam para conhecer a nossa Casa dos Açores. Nós, sempre encantados com a gentileza e atenção do casal, prometíamos, dentro do possível, visitar a Ilha de São Miguel em nossa próxima visita à Europa. No entanto, nossos compromissos nunca nos permitiam retribuir a amabilidade do casal que, inclusive, nos visitou no Rio de Janeiro por ocasião dos congressos realizados na Casa-Chefe. Por essa razão, quando soubemos da intenção de se realizar o encontro de jovens nos Açores, imediatamente apoiamos a ideia.

Assim, no domingo, dia 27 de agosto, às 20h, realizamos a primeira das três reuniões públicas, que aconteceram durante nossa visita ao Correspondente Ilha de São Miguel, com a aconchegante Casa totalmente lotada. Foram momentos de grande emoção para todos os presentes, como se pode constatar pelos diálogos que se seguiram após as reuniões, durante os jantares-convívio. Os reflexos captados da assistência e as doutrinações do Astral Superior ao final de cada reunião também ilustraram o contentamento de todos pela realização do magnífico encontro.

Três dias de passeios nas encantadoras paisagens açorianas, mas de grande oportunidade de intensa convivência entre várias gerações de racionalistas cristãos que aproveitaram o raro momento para troca de ideias sobre os mais variados temas, ficarão eternamente gravados em nossas memórias.

Recentemente, o Sr. Horácio Machado, presidente da Casa racionalista cristã Ilha de São Miguel, nos transmitiu a grata notícia do aumento da frequência da assistência e do ingresso de novos militantes, creditando tudo isso à realização do encontro de jovens e à nossa visita, e nós lhe respondemos que a semente da espiritualidade lá estava plantada desde 1930, quando João Pacheco Machado, seu pai, fundou aquela Casa e, agora, começava a frutificar graças a perseverança e determinação dos racionalistas cristãos dos Açores, que nunca desistiram dos seus ideais.

De volta a Lisboa, com a sensação de um dever cumprido, rumamos com nossa comitiva para a cidade do Porto, a fim de dar continuidade à nossa visita às casas racionalistas cristãs portuguesas, com a realização de palestras, solenidades cívico-espiritualistas e reuniões com militantes, o que aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, na Filial Lisboa, dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro, na Filial Porto, e dias 3 e 4 de setembro na Filial São João da Madeira. Esses também inesquecíveis momentos que serão retratados em reportagens que serão publicadas em nossas próximas edições.