O conselho é dado no momento certo

O conselho é dado no momento certo
Tentar corrigir as pessoas para que modifiquem o temperamento, a maneira como encaram a vida, os problemas que enfrentam achando que estão erradas quando elas pensam que estão certas, é perda de tempo. Tentar resolver casos às vezes desagradáveis por meio de censura, de palavras ásperas é concorrer ainda mais para os fatos se agravarem.
O que deve ser feito para ajudar quem quer que seja é aconselhar, é esperar a oportunidade adequada para dizer palavras corretas e justas, a fim de haver compreensão e entendimento mútuo. É o que se ensina nas casas racionalistas cristãs, onde se aconselha constantemente as pessoas a serem moderadas, ponderadas, justas e valorosas. Infelizmente, muitas delas ignoram essas recomendações e levam a vida a seu bel-prazer, ignorando as leis evolutivas, às quais estão sujeitos todos os seres humanos.
O temperamento varia de indivíduo para indivíduo, pois reflete o grau de evolução espiritual de cada um. As reações emocionais de uma pessoa mudam de acordo com as faculdades e os atributos espirituais já desenvolvidos em muitas existências e com o nível de instrução conquistado e a educação de berço recebida, sobremaneira importantes.
Neste mundo, tão cheio de mal-entendidos, perversidades e inconstâncias, também existem muitas coisas boas e agradáveis de se ver e ouvir. Logo, é interessante que as pessoas detenham olhos e ouvidos no que está à volta de cada uma com bastante atenção, sem se envolverem demais com o que é terra a terra, para sentirem o que há de realmente belo e deixarem passar o que perturba e maltrata o caráter, que torna agressivo o temperamento.
As amizades devem ser bem escolhidas, embora se queira bem a toda gente. Boa amizade é companheira da virtude, nunca do vício. Logo, é preciso que as pessoas encarem a vida como ela se apresenta, com indivíduos bons e ruins, e ficarem atentas, para não se envolverem com amizades prejudiciais.
Lembrem-se que cada indivíduo usa o livre-arbítrio a seu modo, tem sua maneira certa ou errada de ver os fatos e de avaliar os semelhantes. Não é com censura que se modifica o que vai por aí de melhor ou pior, mas com serenidade e disciplina no viver, para que se elevem acima das misérias humanas e as possam compreender.
O estudo da espiritualidade faz com que as pessoas melhorem o temperamento ao usarem o raciocínio e o bom senso nas escolhas entre o bem e o mal, a verdade e a mentira, a luz do espiritualismo esclarecedor e as trevas do materialismo envolvente, no simbolismo dessas comparações. A leitura dos livros editados pela Casa-Chefe do Racionalismo Cristão ajuda muito nas escolhas das ações, dos hábitos, das atitudes.
Portanto, respeitem os semelhantes, estejam eles certos ou errados, pois cada um assume a responsabilidade dos seus atos, conforme impõem as leis evolutivas, indiferentes a quem acha que as possa enganar. Cedo ou tarde, todos terão de resgatar suas faltas, sem qualquer exceção.
Esperamos que compreendam e aceitem nossas palavras de esclarecimento e incentivo pessoal.
Maria Cottas
Escritora