Ação e reação

Ação e reação
Temos duas maneiras de nos comportar quando recebemos ofensas ou acusações; agindo ou reagindo. Quando reagimos damos ênfase ao nosso instinto, na maioria das vezes com agressão ou defesa, nos privando de pensar e raciocinar sobre a atitude a ser colocada em pratica.
Apenas devolvemos o que recebemos com potencialidade, com rapidez, sem mesmo analisar o efeito desta atitude. Não importa se ofendemos ou maltratamos o semelhante muito mais do que fomos agredidos, apenas reagimos. Agora, se tivermos a capacidade de pensar o porquê da atitude alheia, raciocinar sobre o mal causado e o mal que podemos causar, estaremos agindo de acordo com a nossa vontade, colocando nossos sentimentos acima de qualquer reação imediata, nos poupando de nos fazer mal.
Devemos entender que os outros podem nos fazer ofensas, maldades e acusações, mas não nos tornam seres maus, só seremos maus se reagirmos com a mesma intensidade.
Nessa hora que devemos agir com ponderação, usando nossa capacidade de raciocínio, analisar as consequências, se preciso for, nos calarmos.
A melhor ação, necessariamente não precisa ser de reação, mas sim de entendimento, de compreensão, pois se queremos ser melhores a cada dia, é nestas ocasiões que demonstramos o que realmente somos e nossa capacidade de aprendizado.
Nossa  vida  é a alavanca de nossa evolução, é a única ferramenta que temos para conquistar o crescimento espiritual. Somente vivendo com inteligência, colocando nossos atributos espirituais em ação permanente, direcionando nossas atitudes sempre para o bem, é que estaremos fortificando a mais valiosa ferramenta de que dispomos. Nós precisamos somente agir com os sentimentos elevados que possuímos e sempre reagir contra os maus sentimentos que ainda temos. A cada atitude acertada, a cada ação elevada e reação contida, nossa ferramenta se torna mais eficiente e a capacidade de enfrentarmos as dificuldades se fortalecem.
Temos tudo que precisamos para ser melhores a cada dia; Inteligência, Raciocínio, Ponderação, Capacidade de Percepção e principalmente… o livre-arbítrio para decidir se agimos conforme nossa vontade ou reagimos diante do que ocorre sem usar os atributos de que dispomos. Não desperdice sua alavanca com atitudes impensadas, que irá se arrepender mais tarde, use sua ferramenta com sabedoria e terá a satisfação do dever cumprido.
Edison Alexandre
Militante da Filial São José do Rio Preto (SP)