Força de vontade e disciplina

Força de vontade e disciplina
Em sua política da privilegiar os depoimentos dos leitores, destacando suas solicitações de aconselhamento para problemas espirituais que estejam enfrentando, o que fazem por meio da seção Fale Conosco, A Razão traz nesta edição respostas para algumas manifestações de desconforto ou desagrado. Com base nos ensinamentos do Racionalismo Cristão, A Razão oferece soluções para os problemas apresentados, mas cobra dos reclamantes força de vontade e disciplina, sem os quais de nada valerão as palavras.
Seguem, então, pedidos e orientações, sempre na esperança de que uma resposta possa satisfazer mais de uma pessoa que esteja às voltas com casos semelhantes.
Você é alcoólatra porque quer; sem essa de encosto!
293. Dizem que tenho um encosto que me faz consumir muita bebida alcoólica. Pode ser verdade? Se for verdade, o que devo fazer? Peço ajuda porque não consigo parar de consumir e sei que é mau para a minha vida e saúde. Obrigada
Resposta: Prezada, se você tem consciência do mal que a bebida alcoólica está lhe causando, por que ainda não parou? É fácil e prático culpar os outros pelos próprios erros, mas isso não resolve o problema. O que a faz beber é a falta de vontade para reagir, é a submissão a falanges de espíritos já desencarnados, com desejos iguais aos seus, sugando a sua vida anímica e a incentivando a beber cada vez mais, levando-a para o abismo moral e espiritual.
Revista-se de força de vontade e coragem, e tome a firme decisão de não mais ingerir qualquer bebida alcoólica, e todos os dias, em todos os momentos, diga para você mesma: “eu não vou beber, porque eu sou forte e decidida!”
É um acordo que você estará fazendo com a sua própria consciência, e você vai honrar esse acordo, para superar esse difícil momento e prosseguir no seu esclarecimento espiritual, determinante para o sucesso de sua jornada terrena.
Recomendamos, também, a prática correta da disciplina racionalista cristã, principalmente a limpeza psíquica no lar.
A limpeza psíquica é uma prática de higiene mental, uma forma de se obter equilíbrio interior e tranquilidade espiritual, recomendada pelo Racionalismo Cristão. Consiste nas irradiações, cuja finalidade é estabelecer contato com as Forças Superiores.
As irradiações não são um agrupamento de palavras para serem repetidas automaticamente, mas encerram um elevado sentido espiritual e concentram, na sua essência, um resumo doutrinário do Racionalismo Cristão. Não seria possível dizer mais em tão poucas palavras, para que possam ser conservadas na memória. Faça-se, na vida prática, o que elas indicam, e tudo irá bem. Quando as irradiações se elevam com convicção, atingem, invariavelmente, a meta, e o Astral Superior, ao qual são dirigidas, capta as suas vibrações. Conquanto não sejam rezas nem orações, são, no entanto, manifestações de almas que procuram corresponder-se.
Todos os dias, nos mesmos horários, as pessoas devem reunir-se para fazer as irradiações. Devem escolher um horário pela manhã e outro à noite, de preferência, às 7 horas da manhã e às 8 horas da noite, seguindo as instruções contidas no folheto explicativo que pode ser obtido gratuitamente em qualquer casa racionalista cristã ou através do site racionalismocristao.net/limpeza-psiquica/.
É possível acompanhar a limpeza psíquica pela Rádio A Razão, ou a qualquer momento, através de um áudio da limpeza psíquica, com duração de 7 minutos, disponível na página citada. Esse áudio ajuda muito a compreender melhor o processo da limpeza psíquica. Também é gratuito.
Momentos antes do horário das irradiações, as pessoas devem preparar-se, de preferência num lugar silencioso, elevar os pensamentos, vibrá-los positivamente, com firmeza e entusiasmo, com confiança de que tudo na sua vida vai sair da melhor maneira possível, com convicção nos efeitos benéficos da limpeza psíquica, e iniciar as suas irradiações com o pensamento liberto de todas as coisas materiais, sem pensar em ninguém, em nenhum problema, atendo-se apenas ao significado das palavras que  estão sendo pronunciadas.
Ao terminar a limpeza psíquica, estarão aptas a realizar as suas tarefas diárias com alegria e entusiasmo, confiantes de que a vida é maravilhosa para aquelas que sabem usufruir dela, que sabem tirar proveito de tudo de bom que ela oferece.
A filosofia racionalista cristã aconselha todas as pessoas a terem equilíbrio espiritual e físico, por meio de um viver disciplinado, metódico e consciente, e adverte que o indispensável preparo mental, conseguido através da limpeza psíquica é tão necessário ao espírito quanto a higiene física é para o corpo.
Seja corajosa, persistente e determinada
294. Frequento uma casa racionalista cristã, faço irradiação, oiço a Rádio A Razão, e isso me ajuda. Sinto-me bem nessa Casa, adoro estudar a Doutrina, que me faz bem. Muita coisa mudou na minha vida, no meu modo de pensar e de agir. Sinto-me um pouco triste porque perdi o meu emprego, agora não sei o que eu faço com essa conjuntura difícil, mercado saturado, praticamente a minha família dependia muito de mim. Agora estou triste, sem trabalho, não sei como  faço para me sustentar até encontrar um novo emprego. Não tenho economias, porque o dinheiro que ganhava não dava para guardar muito.
Tem outra questão: não sei por que as pessoas me odeiam tanto, muita gente não gosta de mim, sempre me apunhalando pelas costas, e eu fico triste porque não faço mal a ninguém. Sempre há alguém que me quer mal.
Resposta: Prezada, quando se deseja algo de correto, de proveitoso, coerente com as nossas possibilidades, deve-se ter persistência, coragem e determinação para alcançar os objetivos planejados. Algumas pessoas trilham caminhos mais fáceis, outras percorrem caminhos mais difíceis, mas todas conseguem o que almejam, quando mantêm a vontade forte e os pensamentos firmes e otimistas.
Elimine da sua mente qualquer pensamento negativo ou pessimista, para não se prejudicar e tornar o seu caminho mais difícil e espinhoso. Entenda que o sucesso ou o fracasso depende das decisões que tomamos no dia a dia, e por isso devemos refletir muito perante nossas escolhas.
Afaste da sua mente esse pensamento de que todos a odeiam, pois isto lhe é muito prejudicial. Tenha bons sentimentos por qualquer pessoa, não desejando mal a ninguém. Você será feliz ou infeliz, de acordo com a maneira que usar o seu livre-arbítrio, independentemente do modo de pensar dos outros.
Mantenha a calma, a paciência, a perseverança e a vontade inabalável de reverter essa situação, procurando analisar, com equilíbrio e tranquilidade, o momento presente e empenhando-se bravamente na busca de novo emprego.
Erga a cabeça, mantenha o entusiasmo e a esperança por dias melhores, confie em si e nas Forças Superiores, cumpra a disciplina recomendada por esta Doutrina, principalmente a prática diária da limpeza psíquica no lar.
Combata a aflição do medo com pensamentos positivos
295. Preciso de umas palavras de apoio, porque estou ficando com medo de tudo que vem acontecendo. Desde que minha mediunidade começou a mostrar sinais tem sido grande a luta com dias amenos e dias mais pesados. O que mais me incomoda têm sido as intuições. Uma amiga me chamou para irmos a um centro ver uns produtos e almoçar fora. Após irradiar, fiz minhas obrigações de casa, como de costume, e fomos. Pouco depois de embarcar no ônibus, veio uma sensação horrível de que eu devia gritar, sair correndo e de que eu tinha síndrome do pânico, que não devia ficar perto das pessoas. Eu fiquei com medo. Às vezes dá medo de ficar louca, apesar de saber que isso são intuições.
Na verdade o meu medo é de um dia seguir essas intuições, perder meu domínio. Como posso combater esse medo que surge toda vez que esse tipo de intuições surgem? Se eu irradiei pela manhã não era para estar bem assistida? Essa mediunidade tem atrapalhado muito minha vida, reconheço que por minha causa, que não estou sabendo como agir. O que devo fazer?
Resposta: Prezada, viver e lutar pela sobrevivência já são atitudes corajosas. Pense em quantas e quantas decisões corajosas tomou para que chegasse até a idade que chegou. É isso que tem condições de pensar, não se ligando a situações passadas de insucessos que fizeram parte do caminho e a conduziram a temer tantas coisas.
Esta é uma atitude positiva que precisa manifestar. Por isso exclua do seu vocabulário a palavra medo, acreditando em si; que é capaz de assumir a sua coragem.
Poderá escrever para si própria textos em que, quando afirmar: “‘tenho medo”, possa escrever: “Sim, tenho medo, mas estou antepondo a coragem de que sou capaz”, e acalmar-se com esta afirmação positiva.
Sugerimos utilizar a segunda frase na sua mensagem atual, em que cada vez que escreveu a palavra medo irá anulando os efeitos negativos que esse sentimento provoca em você. Este é o motivo da atração que exerce. Procure não ter medo de espíritos desencarnados, pois eles nada poderão fazer contra você ao dispor-se mentalmente a enfrentá-los e encaminhá-los aos seus mundos de estágio nas suas irradiações amigas; é preciso opor ao medo a sua coragem, um atributo espiritual que está adormecido e precisa ser fortalecido.
Tenha persistência, otimismo e confiança em você; enfrente com bravura as suas atribulações e continue resistindo na certeza que sairá vitoriosa.
Ao lhe ocorrerem esses pensamentos persista em afirmar mentalmente que eles não lhe pertencem e que em nada lhe irão afetar, estabelecendo com valor o enfrentamento.
Por possuir mediunidade bastante aflorada, leia com atenção e procure seguir rigorosamente a disciplina recomendada no livro “Prática do Racionalismo Cristão”, página 64.
Temos confiança em você e por isso esperamos que consiga combater com a força espiritual que possui seu principal inimigo: o medo.
Reaja às intuições negativas
296. Se o Astral Superior não interfere no livre-arbítrio das pessoas, como o astral inferior consegue interferir? Por que a pessoa fica obsedada, dominada?.
Minha mediunidade está aflorando, estou lendo e indo às reuniões, mas são poucas pessoas, não ocorre comunicação mediúnica. As intuições têm me incomodado bastante, vêm sensações como se eu fosse surtar, como se fosse ficar louca. Nem eu mesma entendo, são pensamentos que invadem com o intuito de me prejudicar. É uma sensação horrível, e quanto mais eu leio as obras do RC, parece que vai aflorando mais. Eu gostaria de conseguir bloquear de vez, porque  ainda falho nessa reação ao controle do que chega.
Certa vez estava no supermercado e senti uma sensação com pensamento chegando de que não era normal eu estar bem, respirando. Às vezes vem angústia muito grande, vêm pensamentos para eu surtar. E eu me pergunto: isso nunca vai parar?
Como um médium que não trabalha no RC pode manter-se limpo das investidas? Eu não quero perder minha evolução desse jeito, sofrendo por causa de uma mediunidade não controlada.
Resposta: Prezada, a liberdade absoluta de escolha, de pensar e de agir, ou seja, o livre-arbítrio, é prerrogativa do espírito encarnado e nenhum espírito desencarnado pode dominar, exercer supremacia sobre os pensamentos alheios quando eles estão voltados para a prática do bem, ocupados com coisas úteis que exerçam atração positiva.
Quando a pessoa se deixa levar pelos pensamentos negativos que lhe são intuídos, é necessário estabelecer uma reação contrária e reconhecer que eles não lhe pertencem, pois você agora está associada a correntes positivas de pensamentos e isto só lhe pode trazer confiança em si, convicção; mas se, ao contrário, se deixa dominar pelo desespero, pela insegurança, pelo pânico, pelas ideias de que não tem capacidade para reagir, logicamente demorará a atingir o sucesso desejado.
Por isso, tenha confiança em si e nas Forças Superiores; elas estão presentes em todas as casas racionalistas cristãs, não importa se são filiais ou correspondentes, se têm ou não médiuns. O que importa é a concentração de pensamentos das pessoas dedicadas a praticar o bem, e você, mesmo com suas dificuldades a serem vencidas, também é uma delas, um polo benéfico de atração. Continue, portanto, com seu esforço em modificar os seus pensamentos e associar-se a essas correntes do bem, pela leitura das obras, com a prática da limpeza psíquica e tenha a convicção de que está no caminho certo para a sua recuperação.
O sofrimento não faz ninguém perder a evolução; serve muitas vezes para despertar e empreender uma mudança na maneira de pensar e agir.
Fatores da Terra explicam as mortes brutais
297. Como explicar as mortes trágicas, brutais?
Resposta: Prezado, são contingências da Terra, um planeta-escola. O livro Racionalismo Cristão, em sua 45ª edição, assim se expressa sobre esses tipos de desencarnações:
“Muitos fatores na Terra, tais como poluição ambiental, mudanças bruscas de temperatura e insalubridade de certas regiões, abalos sísmicos, surtos epidêmicos, abundantes meios de contaminação, vícios de toda espécie, inclusive de drogas, e, ainda, a influência perniciosa dos espíritos do astral inferior contribuem para o falecimento prematuro das pessoas. Além disso, deve-se considerar a existência de determinados fenômenos sociais geradores de conflitos, como a insegurança urbana e as guerras. De qualquer modo, a desencarnação antes da época própria representa sempre um lapso na evolução, e um meio de repará-lo é a reencarnação.”
Para o Racionalismo Cristão o que chamamos de morte significa apenas a passagem de um plano denso para outro plano mais sutil.
Se esses ensinamentos lhe despertaram interesse, eles  podem estar à sua disposição com o comparecimento à casa racionalista cristã próxima a sua residência e com a leitura de nossas obras, que são postas à disposição para minutos antes de uma reunião pública de limpeza psíquica, prática realizada nos primeiros sete minutos da reunião, para o encaminhamento aos seus mundos de estágio, de espíritos desencarnados de forma violenta, ainda presos às materialidades da Terra, interferindo na vida dos encarnados.
É realizada numa comunhão de pensamentos de todos ali presentes, mas pode ser feita no lar, às 7 horas da manhã e às 8 horas da noite, ou em horário de sua disponibilidade, desde que seja mantido como disciplina.
As reuniões públicas nas casas racionalistas cristãs são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras. Começam às 20 horas e terminam às 21 horas. Entrada franca. Procure informações mais detalhadas sobre a prática da limpeza psíquica, no site www.racionalismocristao.net.
Irradie por seus filhos e não tente prever o futuro
298. Sou de uma família racionalista cristã, mas, mesmo frequentando as reuniões, estou passando por momentos difíceis, crises de ansiedade, e por conta desses problemas emocionais desenvolvi um problema no intestino, sinto muito mal-estar e gostaria de saber como posso me livrar desses sintomas. Logo depois que tive minha filha tenho sentido muito medo de morrer, e isso me apavora mais. Gostaria de conselhos para lidar com tudo isso.
Resposta: Prezada, você está querendo prever o futuro, mas um futuro sombrio imaginando uma morte prematura, daí a causa da sua ansiedade.
Como estudante do Racionalismo Cristão sabe que “pensar é atrair”, é criar imagens. Então, por que não imaginar sua filha já casada, lhe dando netos que você também ajudará a criar com todo amor?
Se quer pensar no futuro, pense positivamente, mas viva o presente com confiança, com otimismo, consultando o médico para tratar de sua saúde sempre com a convicção de que achará uma solução para sanar o seu mal físico e, ao cuidar de sua filha, irradie para vocês duas pensamentos de saúde e harmonia.
No livro “A vida fora da Matéria”, 24ª edição, procure na página 78 a ilustração 11 e medite bastante sobre o texto referente à imagem.
Se está frequentando as reuniões, procure, antes de iniciá-las, ler o capítulo Pensamento, do livro “Racionalismo Cristão”, 45ª edição.
A Doutrina lhe oferece muitas outras opções como os livros de Olga Brandão e Maria Cottas, que transmitem mensagens de grande otimismo. Ao lê-los, estará ligando-se automaticamente a esses valorosos espíritos e recebendo boas intuições para lidar com a sua ansiedade e os problemas de saúde. É isto que almejamos para você e sua filha.
Males psíquicos não resistem a bons pensamentos
299. Descobri que alguém está fazendo mal para mim. Como posso afastar esse mal? Sou frequentadora do RC.
Resposta: Prezada, nenhum mal psíquico resiste aos bons pensamentos, aos sentimentos valorosos e positivos, às boas ações e ao uso correto do livre-arbítrio. Por isso a nossa recomendação é: aprenda a pensar.
Use a sua força de vontade e determinação para expulsar da sua mente esses pensamentos indesejáveis que a estão perturbando e prejudicando a sua jornada terrena, sem medo, sem indecisões, sem insegurança. Com decisão e coragem você vai ultrapassar essas dificuldades e voltar a ter paz e tranquilidade, retomando o seu equilíbrio psíquico.
Pratique a limpeza psíquica no lar, diariamente, nos horários disciplinares. Habitue-se a ler as obras editadas por esta Doutrina e frequente as reuniões públicas em uma casa racionalista cristã.
Se você tiver dificuldade em livrar-se desses maus pensamentos, mantenha a calma, não tenha medo, vibre os seus pensamentos nas correntes do bem, com confiança em si e nas Forças Superiores, e vá cumprir as suas obrigações diárias com entusiasmo e alegria, na certeza de que tudo na sua vida será sempre bem resolvido.
Ao emitir pensamentos positivos, naturalmente você não poderá ter pensamentos negativos, porque somente podemos estar em uma corrente: a do bem ou a do mal. Opte sempre pela corrente do bem.
Na conversa estão as soluções
300. Estou há dois anos num relacionamento e, apesar de não sermos casados, moramos juntos e temos um bebê de 10 meses, mas desde o nascimento do nosso filho as coisas mudaram drasticamente, ele não é mais companheiro como antes, só pensa nele e no trabalho. Ele trabalha de manhã à noite e não me auxilia no dia a dia com o nosso filho, nem financeiramente, nem de outra forma.
Não posso contar com ele para nada. Por exemplo, se tiver uma consulta para levar o bebê nunca vai, diz que não tem tempo para essas coisas, o que me deixa triste. Trabalho e tenho que cuidar de tudo, das despesas da casa, do bebê, sem o apoio dele, financeiro ou presencial. Por isso penso que o caminho é a separação, mas antes gostaria de enviar essa mensagem para receber palavras esclarecedoras. Sei que tenho meu livre-arbítrio e a decisão cabe a mim, assim como as consequências que vierem.
Resposta: Prezada, é lamentável que seu companheiro não assuma as responsabilidades que contraiu ao formar uma família. Antes de qualquer outra decisão, procure resolver seu desentendimento com ele.
Seguem algumas orientações.
O Racionalismo Cristão orienta-nos a buscarmos resolver nossos problemas de desentendimento com um diálogo franco e honesto. Se deseja construir algo consistente e duradouro com seu companheiro, procure-o em um momento em que esteja calma e converse com ele a respeito dos problemas que ambos estão enfrentando.
A conversa deve desenrolar-se em clima de harmonia e ambos devem esforçar-se para falar com tranquilidade, expondo o que está acontecendo, sem usar palavras agressivas, acusações ou reprimendas. Também não procurem justificar-se. Cada um deve estar disposto a ouvir até o fim o que o outro tem a dizer, sem interromper, sem dizer que não concorda etc.
É preciso ter claro em mente o que lhe está causando insatisfação e verificar se ele tem possibilidade de lhe oferecer o que está cobrando dele. De preferência procurem marcar uma hora após a limpeza psíquica.
A busca de entendimento propiciará condições para atração de assistência astral superior, que os intuirá de forma positiva.
Brigas e discussões atraem assistência astral inferior. Esses espíritos que ficam apegados à Terra divertem-se com as agressões mútuas que espíritos do astral inferior provocam, e que nós, intuídos por eles, realizamos.
Busquem as razões dos desentendimentos. Procure interessar-se dos motivos que o companheiro apresentar a você. Dê atenção ao que ele diz para saber o motivo das reações que ele apresenta.
Você, igualmente, deve procurar localizar e expor as razões pelas quais se tem deixado levar pela desesperança  e procure refletir sobre o fato de estar  entregando-se a intuições negativas que apenas nos causam mal.
Como dissemos, a conversa deve ser equilibrada e ambos devem mostrar esforço para chegar a entendimento. Se assim se conduzirem, não se deixando levar por impulsos negativos que podem surgir durante a conversa, estarão construindo um ambiente favorável à ação das Forças Superiores, que serão atraídas pela boa vontade do casal e pelo desejo de superarem suas dificuldades.
É importante que ambos tomem consciência de que está ao alcance do casal construir no lar um ambiente mais propício à evolução espiritual dos dois, um ambiente em que ambos possam conviver em harmonia, um aprendendo com o outro, um ajudando o outro a crescer, a evoluir.
Façam a limpeza psíquica juntos, nos horários indicados. Vocês seguem essa prática aconselhada pelo Racionalismo Cristão? A limpeza psíquica deve ser feita duas vezes ao dia, às 7 horas e às 20 horas, mas não encare as irradiações como rezas, pois não o são.
Se você não compreende o verdadeiro significado das irradiações, elas não surtem efeito algum.
A limpeza psíquica, como as próprias palavras explicam, limpam psiquicamente o ambiente em que nos encontramos. Procure compreender o verdadeiro significado dessa prática. Você tem o Folheto explicativo da Limpeza Psíquica? Se não tiver, basta entrar no site da Doutrina: www.racionalismocristao.net