6 grandes vultos do Racionalismo Cristão

A Filial Ilha de São Vicente do Racionalismo Cristão, no Alto de Santo Antonio, comemorou em 26 de janeiro, como fizeram todas as casas racionalistas cristãs, o Dia da Espiritualidade. Após reunião pública de limpeza psíquica, foi dado início à reunião cívico-espiritualista, com a Casa lotada de militantes, assistentes e amigos do Racionalismo Cristão.

O presidente da Filial e representante regional, Antero Filipe dos Santos, em discurso dirigido particularmente aos jovens, tratou das origens e evolução do Racionalismo Cristão até os dias atuais, a partir do trabalho de Antonio Vieira em plano astral, destacando a decisiva participação de cada um de seus dirigentes máximos.

Explicou o presidente que o Dia da Espiritualidade é assim cognominado para assinalar todos os anos a data da fundação do Racionalismo Cristão, cuja bandeira está hasteada mundo afora, para que todos possam sentir no âmago a grandeza e a profundidade dos feitos dos grandes vultos que passaram pela Doutrina e que a firmaram neste planeta com o único objetivo de esclarecer e espiritualizar os seres encarnados, instilando neles os sábios esclarecimentos e conhecimentos prodigalizados, primeiramente pelo insigne Antonio Vieira, como patrono em campo astral; depois, por outros lutadores que o seguiram.

Lembrou o orador que Antonio Vieira foi um jesuíta que encarnou em Portugal, teve antevisão humanística fora de comum e trabalhou imensamente, divulgando os ensinamentos de Cristo.
A batina foi a ferramenta que encontrou para desempenhar neste planeta o papel que lhe estava reservado. Foi maltratado pelos seus algozes, que o invejavam devido ao seu grande saber e à confiança que o Reino de Portugal nele depositava.

Implantação. A maior tarefa para a espiritualização da humanidade estava porém reservada a outro português, Luiz de Mattos, que fundou em 1910 o Racionalismo Cristão, realizando reuniões públicas de limpeza psíquica e de esclarecimento; logo depois, escrevendo na sua Tribuna Espírita, com base numa Doutrina codificada em princípios e disciplina sólidos. Para isto, teve que estudar todas as filosofias e frequentar antros de magia negra que lhe permitissem firmar uma ferramenta livre de dogmas, de misticismo religioso e de fanatismo.

O Racionalismo Cristão explana conhecimentos espiritualistas com visão elevada e abrangente. Os estudiosos da Doutrina conhecem os efeitos nocivos do astral inferior e sabem o suficiente para evitar sua influência negativa sobre os seres humanos. Luiz de Mattos foi sábio ao legar à humanidade um código de conduta moral que encerra ensinamentos valiosos, que possibilitam aos seus seguidores viver de forma mais tranquila e amena, capazes de tudo enfrentar em seu quotidiano terreno, pois compreendem as leis evolutivas que, por serem naturais e imutáveis, regem o Universo.

Luiz de Mattos trouxe para o mundo físico princípios espiritualistas originados dos campos astrais superiores. Espírito muito inteligente, escolhido pelo Astral Superior para lançar neste mundo esta ferramenta, Luiz de Mattos era intuído astralmente nessa grande incumbência por Antonio Vieira e outros espíritos superiores, por exemplo Camilo Castelo Branco, na sua nobre tarefa de espiritualização da humanidade.

É por todos sabido que Luiz de Mattos, para fundar o Racionalismo Cristão neste planeta, teve como companheiro inseparável Luiz Thomaz, e os dois faziam uma dupla perfeita, para a materialização do projeto do Astral Superior: a fundação do Racionalismo Cristão. Enquanto o primeiro se incumbia da parte espiritual da Doutrina, que codificou na década de 1920, o segundo compartilhava com a parte material.

A história do Racionalismo Cristão é muito rica em termos de ensinamentos que foram expandidos pelo sucessor e amigo de Luiz de Mattos, Antonio Cottas, consolidador da Doutrina do Grande Mestre.

Antero Filipe dos Santos citou ainda Humberto Rodrigues. “É de justiça realçarmos outra grande figura que empurrou ainda mais o Racionalismo Cristão, na sua expansão: Humberto Rodrigues, que durante a sua presidência emprestou à nossa querida Doutrina outra visibilidade, agora dotada com ferramentas de informação céleres ao seu serviço, continuada pelo atual presidente, Gilberto Silva, para a espiritualização da militância de todas as casas racionalistas cristãs e da humanidade no seu todo.

Prova disso é que mais 20 milhões de pessoas vêm utilizando o site do Racionalismo Cristão com regularidade, as emissões da Rádio A Razão e da TV A Razão, para além de outros órgãos de comunicação, como é o caso do Jornal A Razão, recebendo e interiorizando os ensinamentos da Doutrina de Luiz de Mattos”, afirmou.

Muito mais se poderia falar do Racionalismo Cristão, Doutrina que, apesar de muito jovem, desde a sua fundação vem contribuindo muito para o esclarecimento da humanidade sobre a sua composição, isto é, como Princípio Inteligente, Corpo Fluídico e Matéria.

Da parte que toca a esta Filial, podem os amigos assistentes confiar na capacidade espiritual e disciplinar dos seus militantes, que tudo farão para que este sistema espiritual possa funcionar de fato com a Luz da Verdade, respeitando sempre os grandes ideários das colunas mestras da Doutrina, Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues, ou sejam a prática disciplinar e os princípios, que são a essência do Racionalismo Cristão.