64 anos do Monumento à liberdade

“O que comemoramos hoje? O aniversário de construção de um prédio? Definitivamente, não. O que, com grande júbilo, ora celebramos é o aniversário de inauguração de uma obra que exterioriza, acima de tudo, a elevação moral de gigantes da espiritualidade aliada ao ímpeto realizador que os distinguia, próprio de quem sabe conciliar o discurso com a prática, o sentimento de benquerer com o senso de responsabilidade.”

O destaque é parte da crônica Uma Data Magna, lida pelo presidente do Racionalismo Cristão na solenidade comemorativa dos 64 anos da inauguração da sede mundial dessa filosofia espiritualista, então chamada apenas de Casa-Chefe.  “Enquanto leio esta página, fulgura nítida, em meu pensamento extasiado da mais sublime emoção e senso de gratidão, a imagem sempre bela e imponente da Casa-Chefe, querida escola de espiritualidade que, desde longa data, houvemos por bem chamar de “Monumento à liberdade”, leu Gilberto Silva.

A comemoração, em 20 de outubro de 2020, foi numa transmissão do programa Conversa com o presidente especial, através do canal do Racionalismo Cristão no YouTube e da página no Facebook. De início, enquanto projetava fotos da inauguração, Gilberto Silva leu um texto que titulou de A concretização de um ideal e explicou que, “embora não exista definição completa e precisa do que seja a concretização de um ideal, podemos, à luz da espiritualidade, traduzir essa expressão como a materialização de uma ideia ou projeto de alto valor humanístico e transcendental.”

A arte de concretizar um ideal depende da harmonização racional entre a sensibilidade espiritual e o trabalho disciplinado e metódico. Aqueles que conseguiram levar a cabo as mais audaciosas metas em prol do gênero humano obtiveram sucesso, pois souberam conciliar de modo admirável os valores espirituais com a ação objetiva e coordenada.

Em pessoas tão valorosas e corajosas como foram Antonio Cottas e Roberto Dias Lopes – cuja lembrança deve ser uma constante em nossas vidas – o pensamento e a atitude se integram e formam uma unidade de força e vigor. Tais indivíduos disseram muito falando pouco; ensinaram mais por atos do que por palavras. No campo da concretização dos ideais, temos o privilégio de contar com esses grandes exemplos para nos orientarmos. De suas biografias, emanam irradiações de energia e criatividade; suas memórias nos ensinam o alto valor do espírito de união. Apoiados nesse ensinamento, conseguiremos concretizar nossas mais sinceras aspirações; portanto, sejamos-lhes gratos

Se há uma parte da humanidade que se distingue por pensamentos materializados e mesquinhos, que se atropela na faina da conquista por bens transitórios e efêmeros enquanto despreza os ideais probos e sublimes, há também  outro setor da humanidade que se interessa e se move no anelo dos valores espirituais e na concretização dos mais belos sonhos. A estes dedicamos a presente reflexão.

Seguiram-se pronunciamentos  enaltecendo o feito de Antonio Cottas e Roberto Dias Lopes no empreendimento do grande projeto de construir o prédio em que se instalaria a sede mundial do Racionalismo Cristão.

Pela ordem discursaram a dirigente-geral da Filial São Gonçalo e Representante Regional para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Sra. Lucy Gonçalves da Costa, que discorreu sobre a história do Racionalismo Cristão; o dirigente-geral da Filial Ilha de São Vicente e Representante Regional para as Ilhas de Barlavento, em Cabo Verde, Antero Filipe dos Santos; e o dirigente-geral da Filial Porto e Representante Regional em Portugal, Lino dos Santos.

Em seguida, discursaram o dirigente-geral da Filial Belém e Representante Regional para o Norte do Brasil, Ediel Matos; o dirigente-geral da Filial Sao Paulo, Fernando Ferreira da Costa; o dirigente-geral da Filial Santos, Jorge Alexandre Fares;  o diretor-bibliotecário, Jefferson Cunha, representando todos os militantes da sede mundial do RC; e o  vice-presidente do RC, Joaquim Vasconcellos Ferreira.

Quem diria? Lá se vão 64 anos

O vice-presidente, Joaquim Ferreira, lembrou sua presença na inauguração e aproveiou para dar alguns esclarecimentos sobre a prática o Racionalismo Cristão.

“Em 20 de outubro de 1956, eu e minha família tivemos a satisfação de participar da inauguração (desta Casa). Meu pai havia conhecido o Racionalismo Cristão em 1931, com 25 anos de idade, ainda solteiro. Em 1956 eu tinha 15 anos. Naquele dia, como poderia imaginar que hoje, 64 anos depois e aos 79 anos de idade, estaria no exercício da vice-presidência ao aceitar o honroso convite do presidente Gilberto.

Estavam presentes à inauguração o vice-presidente Roberto Dias Lopes e os sucessores Nélson Dias Lopes, Diamantino Taveira e Humberto Rodrigues. foi também vice-presidente Luiz Thomaz. Meu antecessor, nosso querido e saudoso João Gomes, ainda não tinha emigrado de Portugal para o Brasil.”

Adiante afirmou: “Quero comentar a particularidade do processo sucessório da presidência do Racionalismo Cristão. Norma estatutária do Centro Redentor, a organização sem fins lucrativos que dá amparo jurídico ao Racionalismo Cristão, determina o seguinte: 

Primeiro – o presidente vitalício do Racionalismo Cristão é o presidente vitalício do Centro Redentor.

Segundo: em razão da imposição estatutária de perenidade da presidência do Racionalismo Cristão, cabe ao presidente indicar seu sucessor mediante documento devidamente assentado no dar alguns registro civil das pessoas jurídicas do Rio de Janeiro, cidade onde está localizada a Sede Mundial.

Com essa sábia decisão, Luiz de Mattos tornou inviável qualquer dissensão no Racionalismo Cristão e inexequíveis possíveis alterações em seus princípios espiritualistas, o que provavelmente ocorreria caso houvesse alternâncias em sua governança. O Racionalismo Cristão é uma unicidade de princípios, vozes e ações voltadas para o bem-estar espiritual da humanidade, bem lembrou recentemente Humberto Romanelli em orientação como espírito do Astral Superior.

O presidente vem pondo em prática, e com muita cautela, algumas alterações disciplinares. Estão sendo objeto de avaliação a meia-corrente e o semicírculo do estrado, o sacudimento, a sala de organização das correntes vibracionais, a forma de fluidificação de água potável, o atendimento a pessoas com desequilíbrio psíquico. Estão em curso as revisões dos livros essenciais, a edição de cinco manuais e a elaboração de cursos de treinamento para militantes.”

Joaquim Ferreira defendeu a manutenção das reuniões a distância: “Se cabe à Sede Mundial preservar o Racionalismo Cristão de eleições, deturpações e dissidências, se estão sendo avaliadas possíveis alterações disciplinares, se estão em curso revisões atualizadoras de livros e novas publicações, se há necessidade de coordenar as atividades das casas racionalistas cristãs em âmbito mundial, de gerenciar as mídias sociais próprias e de estabelecer procedimentos de reuniões públicas a distância, como o presidente Gilberto supervisionará o que é de sua responsabilidade e presidirá reuniões públicas presenciais na Sede Mundial em meio à pandemia, cumprindo protocolos sanitários governamentais?”

E explicou: “Abordei esses assuntos, presidente, não para defesa de suas decisões, absolutamente desnecessária, mas por ser esta reunião muito própria para conhecimento da amplitude de encargos, iniciativas, controles e avaliações de resultados sob a responsabilidade final do presidente e para comentar certas características que envolvem nossa filosofia espiritualista, em especial a cuidadosa introspecção que deve ser feita com toda a segurança pelos presidentes do racionalismo cristão, tanto a de natureza pessoal quanto a de avaliação dos sucessores que irão ocupar a presidência.

Para encerrar a solenidade comemorativa, Gilberto Silva leu o seguinte trecho de orientação de Antonio Cottas, que consta do livro Clássicos do Racionalismo Cristão, volume 4,  página 15: Casa-Chefe, um monumento à espiritualidade: “Nas casas racionalistas cristãs ensina-se a amar o próximo, a querer bem a todos os seres que vivem na Terra, estejam onde estiverem. O certo é que no futuro, próximo ou longínquo, a humanidade estará mais unida, porque os princípios racionalistas cristãos vêm-se espalhando pelo mundo como resultado do trabalho diário, do bem-querer, portanto, do pensamento correto que une pessoas esclarecidas”.