80º aniversário da Filial Marília

Em reunião pública a distância, seguida de reunião cívica, a Filial Marília (SP) do Racionalismo Cristão comemorou 80 anos de fundação, sede própria e elevação  a Filial. As reuniões pública e cívica, realizadas em 12 de setembro de 2020, às 15 horas, foram dirigidas pelo presidente mundial dessa filosofia espiritualista, Gilberto Silva, que comentou principalmente a saga do fundador da Casa, José Ferreira da Costa.

O primeiro a discursar no evento comemorativo foi o dirigente-geral da filial aniversariante, Nelson Ferreira da Costa Filho, que apresentou uma série de slides mostrando desde a fundação da Casa até os dias atuais e discorrendo sobre o trabalho incansável de José Ferreira da Costa, seu avô, para fundar a Filial, o que se deu em 15 de setembro de 1940.

Nelson Ferreira da Costa Filho destacou em José Ferreira da Costa sua visão empreendedora na administração do filiado, pois pouco antes de falecer determinou a seu filho, José Ferreira da Costa Júnior, seu sucessor na presidência por 36 anos, que adquirisse o terreno ao lado da Filial para ser no futuro o sustentáculo material da Casa. E isso se concretizou.

José Júnior contratou uma construtora para erguer o edifício Atlanta, dando o terreno em permuta por quatro unidades de apartamentos, mas José Júnior não conseguiu ver realizado esse projeto, que foi finalizado já na gestão de Nelson, em 2009.

O presidente da Filial São Paulo, Fernando Ferreira da Costa, filho do fundador, José Ferreira da Costa, afirmou:  “Meu pai foi um batalhador do Racionalismo Cristão em Marília. Ele e a esposa, minha querida mãe, Sra. Augusta, fundaram e mantiveram a Filial funcionando, pois ele tinha um lema que dizia que nada resiste ao trabalho, e assim foi e assim tem sido. José Ferreira da Costa tinha uma visão extraordinária, e com apenas curso primário.

Quando José Ferreira da Costa percebeu a grandiosidade do Racionalismo Cristão, ergueu as mangas para construir a sede da Filial Marília que está aí até hoje, Casa que já tem um desenvolvimento maior em função também de um presidente que segue exatamente os princípios de trabalho e que é o meu sobrinho Nelson.

É o Racionalismo Cristão em ação com Nelson ‘puxando o carro’ para que essa Filosofia tenha cada vez mais representatividade e contando sempre com ajuda dos companheiros que cerram fileira junto dele”.

Carlos Diamantino, dirigente-geral da Filial Campinas, que disse: Quero transmitir a emoção de ver esse trabalho robusto, essa história do prédio ao lado… Às vezes enxergamos apenas as grandes causas, ou seja, aquelas que são divulgadas de uma maneira mais massiva. Mas sabemos a magnitude da luta e da solidez que está nessa Filial Marília. Ser octogenária é coisa de um trabalho consistente, esse trabalho que tem suas paredes e essa Casa foi construída sob um alicerce muito forte que é a filosofia racionalista cristã.

Deixo o meu abraço, parabenizando a todos pelos 80 anos de fundação.”

Nelson convidou também a Sra. Maria do Céu, presidente da Filial Lisboa, que disse: “Nesses momentos sentimos uma felicidade enorme com as comemorações de aniversário de uma casa racionalista cristã, são emoções muito fortes. Isso representa sempre o envolvimento incentivador dos nossos mestres fundadores, consolidadores, expansionistas e agora com nosso presidente internacional, Gilberto Silva. Filosofia que todos nós amamos e sentimos, com uma forte união entre todas as Casas e todos nós como se fossemos um só. Meus sinceros parabéns para você, Nelsinho, e a todos que colaboram aí na Filial Marília. Parabéns e um beijinho a todos!”

Gilberto Silva, finalizando, disse: “Nelson me faz lembrar nas atitudes o senhor Augusto Gomes, fundador da Filial Campinas, que dizia, em resposta à pergunta de como ele conseguia realizar tudo que queria: ‘o homem se agita e a humanidade o conduz’. É uma frase que está sempre em nossa memória, eu vivo agitando as pessoas para que elas façam o melhor pelo Racionalismo Cristão. Fico muito feliz pela união entre todos os racionalistas cristãos. E este é um momento de muita reflexão a todos nós,  por conta desse isolamento social em que a gente está, e quando aí estivemos no ano passado dissemos que não poderíamos estar aí neste ano por conta do 3º Congresso Mundial, mas aqui estamos, virtualmente, mas estamos.

Aproveitamos para comunicar que nosso 3º Congresso está adiado para o ano que vem, se as coisas assim o permitirem. Faremos um congresso misto de presencial e virtual apresentando o fruto dos estudos que fazemos, novas formas de praticar o Racionalismo Cristão no sentido de seu aperfeiçoamento. E adiantando, vou dar aqui um spoiler para vocês. Será acrescentado um novo capítulo ao livro essencial, O trabalho, já que nada resiste ao trabalho, como dizia José Ferreira da Costa.