2020, ano atípico, de muito trabalho, mas de superação das dificuldades

Nesta última edição do ano de 2020, como nos anteriores, realizamos um balanço das atividades do Racionalismo Cristão e destacamos as que entendemos mais relevantes porque fizeram com que nossa Filosofia ficasse ainda mais conhecida em todo o mundo e pudesse, consequentemente, melhorar a vida de mais e mais pessoas que decidiram praticar nossos ensinamentos em seu dia a dia.

Em 18 de março, tendo em vista a abrangente disseminação da Covid-19, suspendemos as atividades nas casas racionalistas cristãs em âmbito mundial. Tal decisão teve como objetivo preservar a saúde de nossos militantes e assistentes, evitando possível contaminação em seus deslocamentos para nossas Casas, sobretudo em transportes coletivos. Com o intuito de manter o espírito de união entre militantes e assistentes, decidimos realizar pelo nosso canal YouTube e página do Facebook as reuniões públicas a distância (RPD) e o programa Conversa com o presidente, ao mesmo tempo que autorizamos os dirigentes-gerais a realizar RPD através de plataformas de reuniões virtuais.

Tendo em vista decisões de autoridades governamentais de certos países no sentido de autorizar o reinício de algumas atividades, entre as quais estava a das casas racionalistas cristãs, decidimos fixar normas disciplinares específicas para a realização de reuniões presenciais nas Casas autorizadas a reabrir suas portas, desde que também atendessem às regras específicas das respectivas autoridades sanitárias para a realização de reuniões e a circulação de pessoas.

Infelizmente, a pandemia e seus efeitos perversos perduram até a presente data, veja-se agora seu recrudescimento, com a perda mundial de mais de 1,3 milhão de vidas humanas, embora a recuperação de infectados seja crescente e significativa em relação aos óbitos decorrentes da Covid-19. Esse agravamento de contágio constatado em várias regiões do planeta fez com que muitas de nossas Casas nos solicitassem a interrupção das atividades espiritualistas presenciais que realizavam, o que foi prontamente autorizado.

O que fizemos. Agora, os principais eventos ocorridos em 2020:

Em 24 de janeiro comemoramos o “Dia da Espiritualidade” nas casas racionalistas cristãs em âmbito mundial, homenageando os 110 anos de fundação do Racionalismo Cristão, ocorrida em 26 de janeiro de 1910.

Em 20 de outubro realizamos, no programa Conversa com o presidente, as comemorações do 64º aniversário de inauguração da sede mundial do Racionalismo Cristão, como está amplamente divulgado em reportagem nas páginas 4 e 5 desta edição.

A exemplo da Sede Mundial, foram realizadas reuniões cívico-espiritualista virtuais em casas racionalistas cristas referentes aos respectivos aniversários de fundação, de ascensão de categoria ou de inauguração de sede.

Em 29 de novembro, o Correspondente Courneuve do Racionalismo Cristão, em Paris, França, foi elevado à categoria de Filial, de forma inédita, através de reunião virtual, para coroar o esforço e dedicação de sua militância.

  O crescimento em 2020 nas diversas mídias onde o Racionalismo Cristão está presente está sendo expressiva, de onde destacamos o YouTube, com 226% mais vídeos postados que em 2019. Em consequência, também no período, obtivemos expressivo aumento de 145% no tempo de exibição de nossos vídeos, com aumento 155% de pessoas inscritas em nosso canal e impressionantes 1750% maior de comentários de pessoas interessadas em nosso conteúdo espiritualista. Notamos, ainda expressivo aumento de nossos seguidores no Facebook e no Instagram, o preferido dos jovens atualmente.

Este ano não pudemos realizar encontros de jovens, todavia destacamos, com grande satisfação, a iniciativa da estudante de Direito Isabela Tieme Koga, frequentadora da Filial Fernandópolis (SP) do Racionalismo Cristão, de promover encontros virtuais de jovens. Para participar do encontro, marcado para todos os domingos às 16h30min (hora de Brasília), basta solicitar o link do aplicativo Google Meet pelo número +55 17 99731 5722.

Levando em conta a pandemia do novo coronavírus, o 3º Congresso Mundial do Racionalismo Cristão, programado para ser realizado na Sede Mundial no período de 25 a 28 de novembro teve que ser cancelado. O 3º Congresso será realizado quando a pandemia for considerada controlada pelas autoridades sanitárias em razão de a taxa de transmissão por elas fixada como padrão ter sido alcançada.

Da mesma maneira que o momento atípico de vida por que passamos e que nos motivou realizar as reuniões públicas a distância era também o momento oportuno para criarmos nossa escola virtual. Para tanto, em 21 de abril lançamos um site para treinamento exclusivo de militantes do Racionalismo Cristão através de vídeos-aulas, que têm por objetivo primordial o aperfeiçoamento das atividades disciplinares nas casas racionalistas cristãs. O acesso ao referido site é feito mediante o recebimento dos respectivos e-mails dos militantes que nos são enviados pelos dirigentes-gerais de nossas Casas.

Informamos que no período entre 19 de dezembro de 2020 (sábado) e 3 de janeiro de 2021 (domingo), estarão suspensas as atividade virtuais ou presenciais em nossas Casas em todo o mundo, e no próximo dia 25 de janeiro de 2021, segunda-feira, logo após o encerramento da reunião pública nas Casas que estiverem realizando encontros espiritualistas presenciais ou através de reuniões a distância, será comemorado o 111º aniversário de fundação do Racionalismo Cristão.

Para finalizar, afirmamos que nada poderia ser feito durante o ano de 2020 caso não houvesse a indispensável participação dos prezados militantes, cuja dedicação ao Racionalismo Cristão devemos enaltecer, sobretudo neste momento atípico de pandemia. Proclamamos, com nosso sentimento espiritual, a saudação de fim de ano, com os pensamentos direcionados aos servidores das casas racionalistas cristãs, aos leitores e colaboradores de A Razão, extensiva aos entes queridos, almejando-lhes saúde e prosperidade em 2021.

Boa Leitura!