68 anos da sede da Filial Belém

Reunião cívico-espiritualista comemorou o 68º aniversário da sede própria da Filial Belém (Pará) do Racionalismo Cristão e o 83º ano da implantação dessa Filosofia na capital paraense. O encontro para celebração do festivo acontecimento se deu na noite de 21 de maio, após reunião pública, com a presença de expressivo número de militantes, assistentes e convidados, que puderam mais uma vez usufruir de momentos de elevada espiritualidade em torno dos princípios racionalistas cristãos.

Logo ao início da cerimônia cívico-espiritualista, o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, fez pronunciamento diretamente da Casa-Chefe, via mensagem projetada em tela.

Gilberto Silva parabenizou a comunidade racionalista cristã reunida em torno da Filial Belém, exaltando a data comemorativa dos 68 anos da sede e destacando a reforma física por que passou a Casa, com a modernização de suas instalações para melhor receber seus frequentadores. Disse o presidente do RC: “Através do presidente dessa Casa, Ediel Matos, que é também o representante da Casa-Chefe para a Região Norte do Brasil, enviamos a todos vocês um grande abraço, muita paz, muita alegria…”, e conclamou todos ao aproveitamento dos ensinamentos proporcionados pela Filosofia: “Prestem muita atenção aos ensinamentos do Racionalismo Cristão, porque eles podem transformar a vida de vocês através, claro, de uma conduta elevada, retilínea, com disciplina, pela limpeza psíquica que é tão fortalecedora. Os esclarecimentos espirituais podem ser, sim, transformadores da vida de todos os seres humanos. Portanto, amigos, sigam esses ensinamentos e sejam muito felizes como todos nós somos.”

O presidente Ediel Matos, em seu pronunciamento, historiou a presença do Racionalismo Cristão na capital paraense desde a instalação do Correspondente, em 1935, passando pela elevação à condição de filial, inauguração da sede própria, até a consolidação do legado concedido ao povo do Pará com a presença da filosofia racionalista cristã em Belém.

Lembrou o início de tudo, em Santos (SP), e em Belém, em 1935, com a decidida atuação dos irmãos Jacob e Etelvina dos Santos Pinto, sob inspiração do cidadão português Antonio Moraes, seu primo, que, procedente do Rio de Janeiro, lhes trouxe notícias e literatura do Racionalismo Cristão.

Entusiasmados com a essência da Filosofia que tinham acabado de conhecer, os irmãos Santos Pinto, tendo à frente Etelvina, com a colaboração de Aída Magalhães Pinto, esposa de Jacob, iniciaram os primeiros contatos com o então presidente do RC Antonio Cottas, que logo abraçou a ideia de expansão da doutrina para o Norte do Brasil, estimulando os irmãos Santos Pinto nessa gloriosa empreitada.

Em seu discurso, Ediel Matos, fez desfilar os nomes de inúmeros personagens que, direta e indiretamente, contribuíram para a inserção e a consolidação do Racionalismo Cristão na cidade de Belém. Muitos foram os paraenses que contribuíram ao lado de cidadãos portugueses residentes em Belém para a aquisição do terreno e a construção da sede, que teve na Casa- Chefe, através do presidente Cottas e do tesoureiro Francisco Pereira Torres, os principais timoneiros nessa grandiosa empreitada.

Em 1940, cinco anos depois da fundação do Correspondente, a Casa- Chefe reconheceu a competência dos irmãos Jacob e Etelvina ao elevar o Correspondente à condição de Filial. Segundo Ediel Matos, foi nesse momento que Jacob decidiu levar adiante a ideia de construção da sede própria, após ter o filiado Belém ocupado vários endereços em diferentes bairros de Belém.

Finalizando a longa história do Racionalismo Cristão em Belém, o presidente da Filial lembrou que coube a Joaquim Costa, representando o presidente internacional Antonio Cottas, o corte da fita inaugural, na presença de inúmeros colaboradores, entre os quais Ilídio Esteves, também representando a Casa-Chefe, Joaquim Brito, Alíria de Medeiros Brito, Engrácia de Jesus, Etelvina dos Santos Pinto, além do então presidente, principal articulador e idealizador, Jacob dos Santos Pinto. Era o dia 21 de maio de 1950, e finalmente via-se realizado o sonho dos racionalistas cristãos de Belém. Estava inaugurada a sede própria do filiado Belém, descreveu Ediel Matos.

Disse ainda o presidente: “Ao terminar essas palavras, em nome de nossos companheiros que ajudam nos trabalhos diários desta Casa, congratulo-me com todos os amigos assistentes e visitantes que nos honram com suas presenças, e a eles desejamos paz interior e tranquilidade espiritual, e muito empenho na luta cotidiana para que possam superar com serenidade, saúde, harmonia como sempre ocorreu nesses 68 anos de existência desta sede. A todos o nosso reconhecimento e parabéns pelo progresso espiritual alcançado.”