89º aniversário da Filial Vitória

Realizada nos dias 28 e 29 de abril, a comemoração dos 89 anos da fundação da Filial Vitória (Espírito Santo) do Racionalismo Cristão foi marcada por muita alegria e entusiasmo. Na sexta-feira, 28, o presidente da Doutrina, Gilberto Silva, presidiu reunião cívico-espiritualista; no sábado, 29, Gilberto Silva, Jorge Alexandre Fares, presidente da Filial Santos (SP), e Nelson Ferreira da Costa Filho, presidente da Filial Marília (SP), apresentaram palestras esclarecedoras sobre os fundamentos da vida espiritual e material neste planeta, abordando, respectivamente, Despertar para a espiritualidade; Fraternidade e generosidade; e Dedicação e disponibilidade.

Na reunião cívico-espiritualista, Gilberto Silva passou à assistência ensinamentos e incentivo, enfatizando que as pessoas têm mostrado interesse pela espiritualidade, conhecendo-se como espíritos, como emanações da Inteligência Universal, do Grande Foco, passando a entender um pouco mais sobre os fenômenos que acontecem à sua volta, dando mais sentido à sua existência na luta do dia a dia e compreendendo as diversidades das reações dos seres humanos em função do uso do livre-arbítrio e do pensamento.

Ainda na reunião, o presidente da Casa aniversariante, Wilion Fernando Boato, recomendou que “devemos lembrar-nos sempre com saudade dos companheiros que dedicaram parte de suas vidas a esta Doutrina e especialmente a esta Filial, e que já partiram para seus mundos de Luz. A esses que foram incansáveis colaboradores e nos legaram exemplos edificantes, o nosso reconhecimento e agradecimento”.

Em seguida, Nelson Ferreira da Costa Filho destacou a satisfação de reencontrar amigos nessas reuniões, festividades, palestras, encontro de jovens, e afirmou que são grandes as oportunidades de aprendizado para todos.

Na sequência, Jorge Fares afirmou que devemos colocar como prioridade de nossa vida a doutrina racionalista cristã, juntamente com nossa família, trabalho e outras atividades que achamos importantes, sem dar maior relevância a uma ou outra, mas no mesmo nível.

Sérgio Camacho, presidente da Filial Jacarepaguá, dando continuidade aos trabalhos, disse: “Sabemos que as lutas são diárias, ao mesmo tempo o Racionalismo Cristão nos ensina enfaticamente a ter disciplina, que é tão necessária para que cada um siga na sua trajetória conhecendo-se como Força e Matéria. É repetida em nossas Casas a necessidade do cumprimento disciplinar diário, pois sem ele não há progresso. Então, não podemos esmorecer nessa questão”.

O presidente da Filial Belém (PA), Ediel Oliveira de Matos, salientou que “as palavras ditas no decorrer da reunião foram fortalecedoras, e é isso o que ensina a Doutrina, sempre nos estimulando para trabalharmos por essa grande causa espiritual”.

Gilberto Silva deixou uma mensagem para reflexão,  abordando a Amizade como tema, e discorreu sobre Luiz de Mattos, Luiz Tomaz, Antonio Cottas, Roberto Dias Lopes, Emir Nunes de Oliveira, Humberto Rodrigues e João Gomes, atual vice-presidente da Doutrina.

Estiveram presentes à reunião e às palestras Sra. Gilcéia Azevedo Soares, presidente do Correspondente de Guaçuí (ES); Sra. Moema Rocha da Silva, Representante da presidente da Filial São João de Meriti (RJ), militantes da Filial Cachoeiro do Itapemirim (ES).