Temperamento depende da evolução

Tenho dois filhos, um de 12 anos e outro de cinco. Preciso de orientação sobre como agir com o mais novo, que é completamente diferente do irmão: é agressivo, ciumento, traiçoeiro e seus atos estão me preocupando, visto que ele é somente uma criança, mas desde muito pequeno vem mostrando o seu caráter. Como somos uma família calma, educada, pensei que ele ia mudar, mas o tempo está passando e ele continua agressivo e ciumento. Quero saber como posso ajudá-lo.

Resposta: Prezada, o que observa é uma realidade explicada pelo Racionalismo Cristão: cada filho tem uma personalidade diferente, pois depende do grau de evolução espiritual que já alcançou. Entretanto, um fato permanece igual para todos eles: escolheram os pais que lhes orientarão para superar deficiências que devem corrigir. Por isso, é válida sua preocupação sobre como orientar esse espírito que confiou em você e seu marido para corrigir-se e evoluir.

É importante que o ambiente familiar seja harmonioso e que o lar tenha os exemplos que devem servir de parâmetro para seu modo de agir e de pensar. Daí a importância de manter-se o lar psiquicamente limpo. Vocês fazem a limpeza psíquica diariamente nos horários indicados pelo Racionalismo Cristão? Conhecem essa prática, tão salutar e necessária para sabermos lidar com as dificuldades da vida terrena? Precisam também atuar junto aos filhos, orientando-os sempre, mostrando-lhes a inconveniência de certas atitudes e dispondo-se a ajudá-los a superar essas dificuldades.

Dialogar sempre e, se necessário, estabelecer regras de boa convivência e respeito pelo outro, as quais devem ser seguidas. Caso sejam desrespeitadas, deve haver punição: seja suspendendo por certo período atividades de que eles gostam, seja por outra coisa semelhante. É importante, porém, que eles entendam o motivo de estarem sendo privados de fazer as coisas que apreciam. E que tal “castigo” não será necessário se eles agirem de forma adequada.
Estude o que o Racionalismo Cristão nos ensina. As obras editadas pela Doutrina contêm orientações seguras sobre a melhor forma de educar nossos filhos, de modo que se tornem indivíduos úteis à sociedade e a si mesmos.

Leia e releia o livro Racionalismo Cristão, de preferência em sua última edição, e os livros de Maria Cottas e de Olga Brandão, ambas educadoras excelentes que nos deixaram preciosas orientações sobre a melhor forma de tratar nossos filhos. Esses livros estão disponíveis nas casas racionalistas cristãs.

Frequente as reuniões públicas de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual realizadas nas casas racionalistas cristãs. Leve seu esposo e seus filhos com você. Eles também aproveitarão a limpeza psíquica e receberão eflúvios fortalecedores espargidos pela Forças Superiores.