90 anos do RC na cidade de Pelotas

Há 90 anos a cidade de Pelotas (RS) passou a ser mais um polo irradiador de energias astrais superiores em benefício da humanidade. Os que estudam a espiritualidade entendem que a evolução é contínua, mas para que aconteça com mais celeridade no plano terreno é necessário a intervenção do ser humano capacitado para tal. Luiz de Mattos foi um desses, com sua inteligência, bagagem espiritual, coragem e determinação, radicou-se no Brasil ainda jovem, foi bem sucedido financeiramente, constituiu família e entre outras realizações implantou o Racionalismo Cristão, esta jóia resplandecedora de luz, que veio para ficar e servir de bússola àqueles que quiserem seguir pelo rumo do progresso material e evolução espiritual, com conhecimento de causa.

Descendentes de Luiz de Mattos destacaram-se no Racionalismo Cristão, entre os quais a filha Maria Cottas, que desde muito jovem lhe seguia os passos, sendo inclusive sua secretária, transcrevendo seus manuscritos a serem publicados em livros e jornais. Também merece destaque Catulo de Mattos, filho que em vida física de Luiz foi renitente quanto à filosofia espiritualista que o pai, com muito esforço e lutas, implantava.

Sabe-se que na vida os exemplos falam mais alto e, para alegria de Luiz de Mattos, na época já em plano astral, Catulo de Mattos, após ter andado por outros lugares no Brasil, radicou-se em Pelotas, onde despertou para a importância da obra de seu pai, reuniu um grupo de simpatizantes da causa espiritualista e, em 30 de agosto de 1929, implantou o correspondente do Racionalismo Cristão na Princesa do Sul. A semente plantada germinou, e desde então passaram-se 90 anos de relevantes serviços prestados à comunidade pelotense e à humanidade em geral.  Catulo de Mattos utilizou como forma de divulgar a filosofia espiritualista então iniciante no sul do Brasil escrever artigos sobre espiritualidade, que eram publicados no jornal Opinião Pública, veículo de comunicação de grande circulação na região. Complementando sua atuação literária, editou o livro Um pouco de luz, abordando temas que suscitam reflexões sobre determinadas práticas espiritualistas. Com o fim de enaltecer os feitos anteriores relativos ao Racionalismo Cristão, o grupo de militantes da Filial Pelotas organizou, em 30 de setembro, uma simples, mas efusiva, festa cívico-espiritualista, que teve a presença de um bom número de pessoas, felizes por poderem compartilhar dessa data marcante da filosofia transcendente criada por Luiz de Mattos.

Encerrando a reunião, o presidente Clair Maiche agradeceu aos atuais colaboradores da Filial Pelotas e a todos os que o antecederam, que de uma forma ou de outra contribuíram para que esse legado chegasse até nossos dias, adaptando-se aos novos tempos, sem perder a essência de seus princípios, citando especialmente os presidentes anteriores: Catulo de Mattos, Ambrósio Oracílio Caldas e Mozart Camacho.