90º aniversário do Dr. Humberto

É com muita alegria que estamos lançando, neste mês de maio, o volume 5 da coleção Clássicos do Racionalismo Cristão, Humberto Rodrigues, como parte das comemorações do seu 90º aniversário de nascimento, que ocorrerá no próximo dia 23.  Após assumir a Presidência Astral do Racionalismo Cristão, esse grande mestre da espiritualidade nos transmitiu mais de 300 orientações em reuniões públicas na Casa-Chefe, todas recheadas de magníficas lições de vida, sempre nos mostrando de que maneira devemos percorrer o caminho para o nosso desenvolvimento espiritual e a consequente evolução.

O difícil e minucioso trabalho de escolha das 60 orientações que compõem essa obra literária esteve ao encargo do secretário da Diretoria de Ação Doutrinária, o conselheiro Joaquim Vasconcellos Ferreira, que nos revelou ter tido a honra de conviver com Humberto Rodrigues e perscrutar sua boníssima alma por mais de dez anos.

Dr. Humberto, como todos nós o tratávamos, se caracterizou em vida física pela bondade, paciência, compreensão, lealdade com seus amigos e sinceridade com todos, de caráter íntegro e, hoje, como Presidente Astral do Racionalismo Cristão, suas orientações são sempre voltadas para a conscientização da importância dos valores espirituais no comportamento dos seres humanos, combatendo o egoísmo, a egolatria, e valorizando a família e a convivência harmônica em todas as atividades humanas.

Humberto Machado Rodrigues foi presidente internacional do Racionalismo Cristão de 14 de junho de 1983, quando sucedeu Antonio Cottas na direção da filosofia racionalista cristã, a 18 de abril de 2012, data do seu falecimento. Luiz de Mattos, em sua última orientação proferida na Casa-Chefe já tendo como presidente astral Antonio Cottas, assim se manifestou de forma carinhosa a Humberto Rodrigues ao assumir a presidência do Racionalismo Cristão no plano físico: “Cabe a ti, querido amigo, desempenhar essa incumbência na Terra. Cumpre o teu dever, não fujas a ele!” Mais adiante, o grande mestre fundador e codificador do Racionalismo Cristão assim disse e completou sua orientação esclarecedora: “Decidi que, em momento certo, viria não mais para cumprir deveres com o Racionalismo Cristão, mas trazer meu alerta, meu estímulo, minha palavra amiga para seus militantes, para os que no futuro virão prestar seus serviços às casas racionalistas cristãs e para os assistentes das reuniões públicas. Trata-se de um conselho de quem viveu dedicado à causa humana na última existência física, mas que em campo astral permaneceu esses anos todos a fortalecer e orientar espiritualmente as pessoas, a fim de incentivá-las, com o uso da razão, a trabalhar em seu benefício e, a partir desse benefício próprio, terem condições de beneficiar os semelhantes. Vim para deixar esta mensagem, que deverá ser lembrada sempre, e para encorajar a ti, presidente Humberto Machado Rodrigues, por toda a tua vida física”.

Em quase 30 anos na presidência do Racionalismo Cristão, Humberto Rodrigues dinamizou nossa filosofia espiritualista, preparando-a para o tempo atual. De decisão em decisão, criou órgãos que defendem seu patrimônio espiritual e material, como a Diretoria de Ação Doutrinária da Casa-Chefe, a quem compete assegurar e manter os elevados princípios que formam o arcabouço da filosofia racionalista cristã, e as representações regionais, que auxiliam na supervisão das demais casas racionalistas cristãs. Com sua determinação e seu entusiasmo, foram acrescidas ao patrimônio espiritual da humanidade que é o Racionalismo Cristão cerca de 70 novas Casas localizadas em vários países. Prosperaram as salas das crianças e dos jovens, as associações culturais, os grupos de estudos, as palestras e conferências, e tantas outras iniciativas do grande mestre espiritualista. Mas, de especial relevo, foi a abertura que deu na divulgação do Racionalismo Cristão mediante uso da internet, deixando nossa filosofia de vida à disposição de milhões de pessoas.

Sabemos todos que, apesar da magistralidade de sua obra em prol da humanidade através do Racionalismo Cristão, as lutas de Humberto Rodrigues não foram nada fáceis, mas tudo venceu com galhardia e temperança, sempre com o apoio de seus amigos leais e de sua esposa querida, Marluce de Oliveira Rodrigues. Nesta edição, na página 10, não por acaso, Maria Cottas, em Sabias palavras, ao se referir às crises enfrentadas e vencidas por Luiz de Mattos e Antonio Cottas, à frente da nossa Filosofia, assim se refere a Humberto Rodrigues: “Não se viu também livre de crises o sucessor de Antonio Cottas, o atual Presidente Astral do Racionalismo Cristão, Humberto Rodrigues. Quantos problemas teve que enfrentar durante sua presidência no plano físico! Com personificada bondade, contornou com habilidade e mestria as resistências conservadoras interpostas na atualização das práticas disciplinares e na expansão da filosofia racionalista cristã mediante o uso de novas tecnologias.”

Com o lançamento do volume 5 da coleção Clássicos do Racionalismos Cristão, de Humberto Rodrigues, a nossa singela homenagem por mais um aniversário de nascimento desse querido mestre, o seu 90º,  com o nosso reconhecimento, admiração e o agradecimento pelos belíssimos exemplos que legou a todos nós.

 

Boa leitura!