O Correspondente Macapá do Racionalismo Cristão celebrou em 9 de junho reunião cívico-espiritualista, assinalando o décimo-quarto aniversário de fundação da sede própria. Seguindo orientação da sede mundial do Racionalismo Cristão, a reunião foi realizada a distância, com a participação de militantes e assistentes de inúmeras filiais.
Sob o comando do presidente mundial dessa filosofia espiritualista, Gilberto Silva, a cerimônia teve início com reunião de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual, em que o celebrante se ateve em desdobrar o significado de uma orientação do Presidente Astral, Humberto Rodrigues, fundamentada nas leis evolutivas, ressaltando a alegria como retempero da alma e a promoção da vida como fortalecimento do espírito, “retemperando e fortalecendo nossa alma, a exemplo do que ocorre neste momento, quando celebramos o aniversário da Casa de Macapá, reencontramos pessoas e nos alegramos”.
‘Viver não é fácil’. Gilberto Silva dissecou a orientação dada na Sede Mundial, mostrando a beleza e a profundidade do pensamento de Humberto Rodrigues, pontuando os princípios racionalistas cristãos e mostrando que “viver não é tão difícil quanto parece. E para lhes oferecer segurança existe o Racionalismo Cristão, auxiliando a terem uma vida tranquila, aproveitando a passagem pela Terra para crescerem em espiritualidade”. Finalizou lendo a íntegra da orientação do Presidente Astral e convocando todos a “não esconder essa joia de ninguém e praticar o Racionalismo Cristão”.
Ao abrir a reunião cívico-espiritualista, Gilberto Silva saudou os participantes virtuais, ressaltando a presença dos militantes e assistentes de Macapá e Mazagão (AP). Em seguida passou a palavra ao dirigente do Correspondente, Saloé Ferreira da Silva, que agradeceu a presença do presidente do Racionalismo Cristão e ressaltou a participação do representante regional, Ediel Matos. Gilberto Silva conduziu a reunião dos 14 anos de fundação da sede macapaense diretamente da Sede Mundial, no Rio de Janeiro.
As origens. Saloé Ferreira da Silva relembrou passo a passo o processo de implantação do Racionalismo Cristão em Macapá e Mazagão, revelando sua atuação a partir de quando conheceu a Filosofia em São Paulo, em 1979, como frequentador da Filial São Paulo. Movido por atividade profissional na área do Direito, residiu em outras cidades onde não encontrou casas racionalistas cristãs. Em 2006, retornando por motivo de saúde a São Paulo reencontrou na Filial São Paulo a motivação para retomar a frequência às reuniões e decidir na sua volta a Macapá como, juiz de Direito, mas sobretudo racionalista cristão convicto, implantar nesta cidade o núcleo correspondente em cumprimento ao desiderato que escolheu como norte de vida, que é a vivência e a difusão da Filosofia aonde ela ainda não havia chegado. Falou das dificuldades que foram surgindo e da ajuda que foi encontrando por parte de amigos e simpatizantes que foi arrebanhando ao longo do tempo até conseguir a doação de um terreno, na Rodovia Duca da Serra, bairro Alvorada, onde, no nº 200, ergueu o prédio inaugurado em 9 de junho de 2007.
Disse ainda que se alegrou por ver em Mazagão um campo propício para a difusão do Racionalismo Cristão, o que o levou à tarefa de contemplar esse município com a presença da FIlosofia, onde uma edificação está servindo para a formação de um núcleo racionalista cristão.
Manifestaram-se, também, os militantes macapaenses Chico Lima e Marisa, contando um pouco de suas participações no esforço de colaborar com a evolução do Correspondente Macapá.
Agradecimento. O representante regional e dirigente da Filial Belém, Ediel Matos, conduziu seu pronunciamento sob a ótica dos fundamentos espiritualistas do Racionalismo Cristão. Textualmente, disse: “Louvo e agradeço o trabalho que o nosso querido presidente Saloé Ferreira da Silva e seus abnegados auxiliares vêm realizando, para manter o Correspondente e levar os preceitos racionalistas cristãos a todos que buscam os ensinamentos de que são dotados os princípios filosóficos e espiritualistas que o acervo do Racionalismo Cristão oferece, visando à evolução espiritual da humanidade e à compreensão do verdadeiro sentido da vida, em face da existência do espírito como parcela do Todo universal.”
Dizendo que os estudiosos do Racionalismo Cristão aprendem a dirigir-se com serenidade e confiança para um objetivo determinado, percebe ter sido esse o propósito que levou Saloé a abraçar a filosofia racionalista cristã como meta de vida, levando-o a beneficiar os amapaenses com este magnífico presente que é a sede própria e a essência que conduz ao mais elevado significado moral e cristão”.
O presidente mundial Gilberto Silva dirigiu-se aos participantes virtuais da reunião a distância, e em particular ao dirigente do Correspondente Macapá, comentando sua trajetória desde que conheceu o Racionalismo Cristão até o presente momento, lembrando as palavras de Antônio Flôr, que dizia: “uma pessoa que tenha entrado pelo menos uma vez numa casa racionalista cristã jamais esquecerá o impacto de ter conhecido a Filosofia e voltará, senão nesta, numa outra vida”.