Não sou seguidora do Racionalismo Cristão, mas a minha mãe é. Ultimamente ela tem dito frases do tipo “Sei lá… Não vejo nada neste mundo que me interesse. Acho que já vivi tudo.” Além de ter ficado preocupada com o que ela pode vir a fazer com ela mesma, sei que nesta Filosofia não se faz esse tipo de falas. Por favor, peço orientação para poder ajudá-la.
Resposta: Prezada, se sua mãe conhece o Racionalismo Cristão, você pode fazer um comentário que deve ajudá-la nesse momento de desânimo. O Racionalismo Cristão nos ensina que temos muito a fazer pela nossa evolução espiritual em todas as fases da vida e que nunca acabamos de experimentar todas as possibilidades de crescimento espiritual que nos são oferecidas. Temos um corpo físico para trabalhar e pensar. Basta estarmos atentos às oportunidades que surgem.
A todo momento essas oportunidades são oferecidas. Basta termos consciência da importância de vivê-las com nossos pensamentos voltados para nosso próprio bem e para o bem dos nossos semelhantes. Por exemplo: há tantos trabalhos voluntários que podemos realizar e que nos trarão méritos que nos darão muita alegria quando em nosso campo espiritual, quando teremos condições de avaliar o valor de nossa vida neste mundo de escolaridade. Por que é um mundo de escolaridade? Exatamente porque sempre temos novos conhecimentos a adquirir. Só isso já nos anima a viver intensamente cada dia de nossa vida terrena. Você pode comentar que não conhece o Racionalismo Cristão tão bem quanto ela, mas que consegue ver o valor desses ensinamentos.
Esperamos que sua mãe saiba reconhecer que as lições que aprendemos nesta escola espiritualista são valiosas e devem ser levadas em consideração.
Quanto a você, aconselhamos a não ficar pensando em coisas ruins que possam acontecer à sua mãe. Ao contrário, imagine sempre que ela recupere a alegria de viver. Você pode também observar se ela está enfrentando dificuldades que não consegue vivenciar. Há alguma circunstância que a deixa desanimada e infeliz?