Esquecer e perdoar

Esquecer e perdoar 
Em benefício do nosso bem-estar, perdoar seria a atitude correta de esquecer uma injustiça ou um delito moral praticado por alguém?
Perdoar é possuir a mente aberta e compreender que todos nós somos vulneráveis a erros e fraquezas, decorrentes das imperfeições próprias deste mundo físico. O perdão é um ato altruístico, a abstenção de julgamentos, cobranças e revides do agente ofendido ao ofensor, envolvidos nas mesmas emoções.
Podemos entretanto administrar essas emoções, adotando o critério e a iniciativa de diluir o sentimento de raiva e qualquer tipo de vingança, conscientes de que, quem mal faz a si o faz. Os estudantes da vida fora da matéria têm conhecimento de que no plano espiritual não existe perdão e todos sem exceção estão sujeitos às leis naturais, em detrimento do uso que fizerem do livre-arbítrio.
Os desavisados da finalidade da existência na Terra desconhecem a Lei de Causa e Efeito, acumulando débitos morais que poderiam ser evitados, se dedicassem mais amor e respeito ao semelhante – reconhecendo-se como membro da grande família humana em evolução no plano escola.
Compreensão. A prática dos atributos da paciência e tolerância torna-se fator preponderante no cotidiano da vida material, para que, em certas situações, possamos compreender e desculpar o nosso semelhante. Nem todos têm a capacidade de suportar os reveses com altivez, entregando-se ao desânimo e a sentimentalismos prejudiciais à saúde física e mental.
A convivência com criaturas negativas e ignorantes da vida espiritual requer vigilância constante para não absorvermos a carga deletéria advinda de pensamentos inferiores. Os esclarecidos da vida espiritual procuram auxiliar o semelhante nas fases turbulentas do viver terreno, sem emitir pré-julgamentos por seus atos impensados e negativos. Compreendem que, por trás das atitudes agressivas, escondem carências afetivas e um grande descontrole emocional.
Cada um constrói o seu aprendizado com as armas de que dispõe, dentro dos seus limites e da bagagem adquirida em vidas passadas.
Rose Monteiro
Assistente da Filial Santos