Varginha sedia o 4º Encontro da Mulher Racionalista Cristã 

Como era esperado, o 4º Encontro da Mulher Racionalista Cristã, realizado em Varginha (MG), em 11 de março, despertou muito interesse, não só da ala feminina, e levou alegria e satisfação interior aos participantes. A iniciativa foi da Filial Belo Horizonte (MG) do Racionalismo Cristão, com aprovação da Casa-Chefe.

Nem o desagradável incidente comunicado por telefone à Sra. Lília Rodrigues da Silva Paiva, quando se preparava para abrir os trabalhos, influiu negativamente no curso da reunião ou no ânimo do grande público que ocupava os espaços à espera das atrações do Encontro; provocou apenas pequeno atraso. Era a notícia de que a Filial Belo Horizonte, que Lília Rodrigues preside, havia sido assaltada.

Homenagem. O evento foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Varginha, cujo salão, destacou Lília Rodrigues, era apropriado ao evento. Após homenagem à presidente da Filial Varginha, Sra. Deusdedite de Paula Marinho, foram transmitidos ensinamentos e opiniões em quatro importantes e muito bem apresentadas palestras.

Deusdedite Marinho foi alvo de homenagem especial, porque, no início da gestão do capitão José Rodrigues da Silva, diante da Filial Belo Horizonte, e do então presidente físico do Racionalismo Cristão, Humberto Rodrigues, ela foi a primeira mulher eleita como presidente de uma filial, na Doutrina. Em todos esses anos ela vem trabalhando com esforço, carinho, dedicação e desprendimento, em prol da Doutrina na cidade de Varginha.

Palestras. As exposições obedeceram à seguinte sequência:

A mulher e a espiritualidade, por Lindaleia Ricoy;
Sentimentos, por Gabriela Ricoy;
Mulher, singularidade, diálogo conjugal, profissional, familiar e social, por Wanda Rogéria, da Filial Varginha; e
A evolução do espírito em corpo de mulher, por Lília Rodrigues, abordando essa evolução desde a pré-história até os dias atuais.

Os temas abordados foram do agrado do público, que não se furtou a comentários de aprovação.
Encerradas as palestras, o Grupo de Dança Artística da Filial BH apresentou sete coreografias, com músicas alegres e sadias, que levaram o público a se deleitar e sentir-se feliz por um saudável entretenimento. À noite, houve reunião pública de limpeza psíquica, sob a presidência de Lília Rodrigues.

“Esperamos que este movimento cresça e alcance os ideais, evidenciando os direitos e valores das mulheres. Temos em mente projetos que visam a destacar, cada vez mais,  a importância da mulher na sociedade”, afirmou a presidente da Filial Belo Horizonte.

Próximo encontro será em 2019. O próximo Encontro da Mulher Racionalista Cristã está previsto para março de 2019, anunciou a presidente da Filial Belo Horizonte, Lília Rodrigues da Silva Paiva, ao comentar a iniciativa de promover esses encontros.

“Parece que foi ontem que tivemos a ideia de realizar o Encontro da Mulher Racionalista Cristã”, afirmou, acrescentando: “Esperamos que este movimento cresça e alcance os ideais, evidenciando os direitos e valores das mulheres. Temos em mente projetos que visam a destacar, cada vez mais,  a importância da mulher na sociedade.”

Recordou Lília Rodrigues: “O primeiro Encontro foi realizado em março de 2011, na Filial Belo Horizonte, com a participação de grande número de pessoas. O segundo foi em março de 2013, também na Filial BH, com novos temas, novas dinâmicas. O terceiro Encontro foi realizado em março de 2015, na Filial Leopoldina (MG). Este foi filmado e apresentado como um dos temas do programa RC e Você. Agora resolvemos fazer o 4º Encontro da Mulher Racionalista Cristã, e elegemos a Filial Varginha, com o objetivo de levar ânimo, apoio, suporte não só à Casa, tão querida e admirada, mas a todos os nossos nobres companheiros.

Dificuldades. A presidente da Filial Belo Horizonte afirmou que, “sempre que pensamos em trabalhar para a Doutrina racionalista cristã, devemos trabalhar com a devida ética e respeito aos princípios basilares e ricos deixados pelo nosso grande mestre Luiz de Mattos e por seus sucessores. Muitos espíritos se propuseram a vir e muitos ainda estão propondo-se a vir para dar continuidade ao grandioso e maravilhoso trabalho, importante legado para toda a humanidade.
Trabalhar pelo Racionalismo Cristão não é tão fácil como pensam muitas pessoas, dentro ou fora da Doutrina. Ao contrário, sempre enfrentamos muitas adversidades, obstáculos, incompreensões, vicissitudes, decepções… Se nos deixássemos levar por isso, nada seria feito, pois, como diz o ditado popular, ‘todos os dias temos que enfrentar um dragão e um leão’.

Quando, porém, nossos propósitos estão acima de qualquer interesse pessoal e trabalhamos sinceramente, honestamente, para o crescimento de nossa Doutrina, aparecem milhões de obstáculos, mas vencemos a todos eles.”

Assalto. Sobre o comunicado do incidente na Filial Belo Horizonte pouco antes do início dos trabalhos do Encontro, Lília Rodrigues explicou: “Começamos com um pouco de atraso, porque quando estávamos prontos para iniciar, recebemos por telefone a informação de que a Filial BH havia sido assaltada, no momento em que havia militantes trabalhando na reforma que estamos fazendo. Os assaltantes não tiveram tempo para levar muita coisa, apenas a TV 43” que ficava no salão de baixo, pelo qual podíamos acompanhar em tempo real, com som e imagem, o que se passava no salão de cima. Isso não nos desestruturou. Ao contrário, sentimos mais força para continuar o trabalho que tínhamos a fazer em Varginha. Ainda por telefone, apenas solicitamos que tivessem calma, pois quando chegássemos a Belo Horizonte tudo seria resolvido.

Por este motivo atrasamos alguns poucos minutos, e imediatamente abrimos oficialmente o 4º Encontro da Mulher Racionalista Cristã.

Surpresa. Contou Lília Rodrigues: “A reunião pública que estava na programação foi linda, pois estávamos ali para realizar apenas mais uma reunião especial de sábado, com a devida autorização da Casa-Chefe, porém, para nossa maior surpresa e alegria, aquele dia, 11 de março de 2017, será uma data inesquecível para todos nós e principalmente para a Filial Varginha, porque houve a transição da Presidência Astral da Casa. O Presidente Astral desde 1933 era Olegário Maciel, e, a partir dessa data, seu espírito se despediu de todos e passou a Presidência Astral para o espírito de Eva Gomes, que foi uma importante militante do Racionalismo Cristão na Filial BH.”

Lília Rodrigues não conteve as lágrimas, tamanha a surpresa, a felicidade e todos os sentimentos bons que cultiva. As doutrinações foram transmitidas pela jovem Gabriela Ricoy, médium que transmite o Astral Superior, na Filial BH.

Estudos. Disse ainda: “Por mais que tenhamos estudado e ainda vamos estudar no Racionalismo Cristão, tudo que conseguirmos aprender no mundo físico será uma ínfima parte da verdade e da sabedoria que existe nos mundos e campos da mais elevada espiritualidade, pois aqui estamos ainda para muito evoluir. E se cada um tiver pelo menos a simplicidade, a humildade e a compreensão de que estamos vivendo muitas das vezes com espíritos de alta elevação espiritual, que têm sua última passagem por este planeta, para nos deixar somente grandiosos ensinamentos e de muito valor, o dia em que cada um tiver esta conscientização, então saberá quanto é pura verdade de que a Doutrina do Racionalismo Cristão não pertence aos seres humanos e nem foi criada por eles, mas é uma Doutrina de alto valor desenvolvida nos Planos Superiores, por Espíritos Superiores, para que seus verdadeiros propósitos sejam colimados aqui no plano terrestre, por espíritos encarnados e que se propuseram a vir ao mundo físico para dar continuidade aos cristalinos e insofismáveis ensinamentos para a humanidade.

Em Minas Gerais, estamos trabalhando muito, no sentido da expansão e crescimento da Doutrina em todos os níveis. E se tivermos cada vez mais esta união, certamente, alcançaremos os objetivos, dando à Doutrina o que ela precisa e merece, para dar continuidade e eficiente desempenho, nos tempos vindouros, para aqueles espíritos que já estão sendo preparados no mundo físico, para levar adiante o nobre trabalho de Luiz de Mattos, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues.

A todos que participaram direta ou indiretamente deste evento, os nossos mais sinceros agradecimentos.”