A vida não é sonho

A vida não é um sonho
Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão
A evolução espiritual ocorre em todos os habitantes do planeta-escola Terra de forma inexorável. Mas o amadurecimento espiritual é gradativo. As pessoas crescem em espiritualidade à medida que entendem as diferenças de comportamento que existem entre elas próprias ao perceberem que pensam e sentem de modo diverso umas das outras. Cada espírito encarnado neste mundo de escolaridade tem seu nível de progresso evolutivo. Sendo assim, deve haver compreensão mútua nos relacionamentos humanos. Muitos indivíduos acham que não conseguirão esse amadurecimento espiritual, pois sentem dificuldade para consegui-lo, ou porque não o entendem ou porque acham ser assunto que requer grande preparo intelectual.
O estudo da espiritualidade deve fazer parte do cotidiano das pessoas. Procurem analisar o que trazem no âmago, para descobrir o porquê da forma como agem perante os problemas que se apresentam ou para saber por que têm tanta dificuldade em lidar com os desafios da vida. Algumas sentem muito medo quando precisam enfrentar suas agruras, a ponto de fugir delas cobrindo-se com a carapuça da covardia, nada querendo conhecer a respeito dos contratempos pelos quais passam ou se fazendo de desentendidas perante eles.
A vida é como se apresenta. Então, fica claro que não pode ser vivida como certas pessoas sonham. Os sonhos são construídos pela imaginação fértil, onde as ações movidas por vontade forte inexistem. Os sonhadores acham que o produto de seus devaneios deveria chegar às suas mãos com facilidade. Não teriam problemas a resolver se tudo conseguissem sem qualquer esforço. Mas o mundo real é bem diferente do universo fantasioso em que vivem. Aí se revoltam, se queixam da vida que levam. Mas a vida é assim, cheia de dificuldades, de grandes desafios a serem enfrentados e superados. As diferenças existentes entre as pessoas devem ser compreendidas e toleradas, porque não adianta apontar defeitos nos semelhantes se a pessoa não percebe que ela mesma tem imperfeições a corrigir.
Os seres humanos estão na Terra para evoluir, insistimos. Não há espírito encarnado neste mundo de escolaridade que seja superior ou inferior a outro. Todos têm problemas para solucionar, embora as dificuldades sejam bem pequenas para alguns enquanto para outros se mostrem tão grandes. E não adianta fugir dos obstáculos, porque eles se apresentam como desafios a serem vencidos sem covardia. Os indivíduos que se recusam a enfrentar as situações adversas que a vida lhes apresenta acomodam-se com um processo evolutivo que nada acrescenta à bagagem espiritual.
Reflitam sobre os assuntos abordados. Todos estão em pé de igualdade, têm as mesmas oportunidades, estão neste mundo para lapidar seus espíritos, enfrentando as lutas da vida real de cabeça erguida, muita força de vontade, para tudo vencer com galhardia.