5 anos sem o Dr. Humberto

Aqueles que acompanham essa coluna sabem da nossa decisão, tomada quando do falecimento de Humberto Rodrigues, em 18 de abril de 2012, de que todos os anos homenagearíamos essa grande figura racionalista cristã no mês de seu nascimento, ou seja, maio. Humberto Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro em 23 de maio de 1929.

Quando do transcurso do primeiro ano da desencarnação desse querido mestre e amigo, assim nos manifestamos:

“Não obstante as lutas, os percalços, os obstáculos, as dificuldades e também as alegrias vividas nesse período de um ano sem a presença física de Humberto Rodrigues, o tempo passou muito rápido”.

Agora, após cinco anos da separação física do mestre, nossas palavras não são muito diferentes dessas, porém, podemos dizer que as lembranças e as lições aprendidas com Dr. Humberto nunca foram tão presentes e úteis em nosso dia a dia e, mais, suas judiciosas doutrinações como Presidente Astral do Racionalismo Cristão, a partir de 1º de fevereiro de 2013, muito nos têm orientado, após refletirmos sobre seu conteúdo.

Dr. Humberto, assim era chamado desde que se bacharelou em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, em 1956, assumiu a presidência do Racionalismo Cristão em 1983, após a desencarnação de Antonio Cottas. Foram 29 anos de uma gestão profícuo e extremamente produtiva. Foi o artífice das mudanças na forma de praticar a Doutrina logo no início de sua gestão, com a redução de 13 para cinco reuniões semanais e a implementação de diversas flexibilizações e, assim, propiciou grande expansão à Doutrina, tanto no Brasil quanto no exterior.

A partir de 2004, porém, com a saúde debilitada, viu-se forçado a afastar-se da presidência, nos convocando para substituí-lo, sem no entanto, deixar de nos orientar em cada passo, em cada mudança, em cada problema enquanto pôde, pois toda semana nós o visitávamos, oportunidades em que o consultávamos, e ele, sempre solícito e objetivo, nos transmitia suas sábias orientações.

Sobre a vida e obra desse ser humano magnífico que foi Humberto Rodrigues, do qual poderíamos destacar a simplicidade, a emotividade, a firmeza de caráter, a fidelidade e tantos outros predicados, muito se poderia dizer, e aproveitamos para indicar aos nossos leitores os textos das edições de maio e junho de 2012, principalmente, disponíveis no novo site do jornal A Razão.

O grande sonho, o grande desejo de Humberto Rodrigues era a expansão do Racionalismo Cristão, porém ao atribuirmos a ele a fase de ouro da expansão da Doutrina, ele dizia que trabalhar com vistas a essa expansão era um dever natural de todos os dirigentes e, porque não dizermos, de todos que amam verdadeiramente a Doutrina, seguindo as orientações emanadas da Casa-Chefe.

Portanto, nesses cinco anos que decorreram desde o falecimento de Humberto Rodrigues, apesar de muitas lutas e algumas incompreensões e dissabores, mas que jamais arrefeceram nosso ânimo e disposição, todas as nossas decisões e atitudes têm sido no sentido de expandirmos a Doutrina, e temos que reconhecer a ajuda prestimosa de dedicados amigos que, ao nosso lado, não têm medido esforços para que vejamos cada vez mais pessoas, em especial os jovens, esclarecendo-se através do espiritualismo autêntico divulgado pelo Racionalismo Cristão.

Portanto, vamos continuar seguindo os passos do querido mestre e amigo, Dr. Humberto, trabalhando com todas as nossas forças para vermos realizado o seu sonho de expandir o Racionalismo Cristão cada vez mais. Para tanto, continuaremos a promover os novos núcleos, a incentivar os atuais com a nossa presença, sempre que possível, a realizar congressos, palestras, encontros de jovens, a divulgar a Doutrina através da Internet, seja pela webRádio, seja pelo YouTube, Facebook e as novas ferramentas que por certo surgirão nos próximos anos. Porém, para que tudo isso seja realidade, o importante é mantermos a união entre as pessoas dentro da Doutrina, enaltecendo sempre a importância da compreensão e tolerância e, acima de tudo, o cumprimento da disciplina, que é a base do nosso sucesso, sempre.