Tarde cultural na Filial São Paulo

A Filial São Paulo agita-se, envolve-se em intensa atividade, neste início de 2017, na divulgação do Racionalismo Cristão. No sábado, 25 de março, após almoço promovido pelo Grêmio 3 de Janeiro, foi apresentada, pelo grupo teatral Os hermenêuticos, formado por jovens de Itaquaquecetuba, cidade próxima à Capital, a peça A dama do mar, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, nascido em Skien, a 20 de março de 1828, e falecido aos 78 anos em Oslo, a 23 de maio de 1906. Considerado o iniciador do teatro moderno realista, influenciado pela filosofia existencial do dinamarquês Kierkegaard, lançou dramas polêmicos, questionando as regras sociais e familiares de sua época e dando margem a discussões e estudos.

O texto foi adaptado e o espetáculo, dirigido por Elisângela Sanches, professora da rede pública, que atuou também na Secretaria de Cultura do município vizinho. Segundo explicou, foi mantida a trama essencial do clássico drama de Ibsen, mas foram acrescentados diálogos relacionados à doutrina racionalista cristã, levando mensagem que foi objeto de bastante estudo, trabalhado em laboratório com a colaboração de Ivanise Monfredini, presidente da Filial Itaquaquecetuba, incluindo temas como a educação do pensamento, o desequilíbrio psíquico, a normalização psíquica e o livre-arbítrio.

A apresentação deu margem à abertura de um novo espaço na Filial de São Paulo: o antigo mezanino, que não vinha sendo utilizado, teve fechada a vista para o salão e foi transformado em pequeno auditório, com aproximadamente cem poltronas, a exemplo da Casa-Chefe. No sábado seguinte, primeiro de abril, já serviu para o Grupo de Estudos sobre o Capítulo 11 da obra essencial Desequilíbrio Psíquico, coordenado por Wilson Carnevalli Filho, com a participação de perto de 70 pessoas.

O espetáculo A dama do mar foi extremamente bem recebido e aplaudido, com o conjunto de jovens atores em ótimo desempenho: Eduardo Dias, Ester Vieira, Giovana Sanches, Ângela Maria, Lucas Mariano, Lilian Inácio, Lucas Jordy, William Johnny e Guilherme Oliveira, e mais a sonoplasta.