RC é explicado em festa na Filial Arcoverde

“O Racionalismo Cristão é prático e objetivo, é uma filosofia espiritualista voltada para o comportamento  humano. Ensina as pessoas a se manterem psiquicamente equilibradas pela boa assistência espiritual quando se religam aos campos superiores da espiritualidade durante a limpeza psíquica diária, a ter boas intuições quando põem em ação o livre-arbítrio voltado para prática do bem. Se agirem dessa forma, irão aproveitar a existência, ajudando a si próprias e às demais pessoas, porque todas são parcelas da Inteligência Universal em evolução neste mundo.”

A observação é parte do discurso da presidente da Filial Arcoverde (PE) do Racionalismo Cristão, Elza Nunes de Araújo, na reunião cívico-espiritualista que marcou a comemoração do 85º aniversário de fundação e o 56º anos de sede própria da Casa. A presidente destacou que “o Racionalismo Cristão é de grande importância para fortalecer pessoas deprimidas, algumas propensas a dar fim à própria vida física”. E recomendou: “Estudem a espiritualidade, a fim de se conhecerem, esforçando-se para corrigir as imperfeições; progridam espiritualmente, para que possam auxiliar a humanidade a também caminhar pela estrada  da espiritualidade e da evolução.”

Encerrou com palavras de Antonio Cottas: “Aproveitem a estada neste mundo, principalmente os que frequentam as casas racionalistas cristãs, sejam assistentes ou militantes. Lutem com valor e coragem no enfrentamento do que a vida lhes venha a reservar. O perdedor fica no meio do caminho, não sabe dar continuidade neste mundo de escolaridade ao que se propôs nele fazer em seu mundo de estágio. Só é vencedor quem não deixa o tempo passar, quem não deixa para amanhã o que pode ser feito hoje. Após a morte do corpo físico, uns voltarão ao planeta-escola Terra para dar continuidade à evolução, enquanto outros não mais precisarão de a ele retornar, porque já estarão preparados para novas experiências em campos superiores da espiritualidade.”

O presidente da Filial Recife, Francisco Ivo de Oliveira, afirmou na solenidade que “uma casa racionalista cristã será sempre uma escola de virtudes e sabedoria espiritual, para o desenvolvimento de boas maneiras e combate às falhas do comportamento humano e condutas inadequadas ao progresso individual e da sociedade. Especialmente em um momento em que a sociedade sofre com as consequências dos desvios de conduta e falhas na boa condução das atividades da vida por parte dos detentores dessas responsabilidades. Sendo muito relevante a presença desta Casa na contribuição para uma sociedade equilibrada.”

Francisco Ivo de Oliveira destacou que “o Racionalismo Cristão esclarece, educa e fortalece para o respeito às leis espirituais da vida, que existem de forma justa e igual para cada ser humano. Todo este citado trabalho educativo só é possível com a participação de capital humano valoroso, que são os dedicados militantes das casas racionalistas cristãs. Trabalham como educadores voluntários para a existência de uma sociedade mais justa e com boas oportunidades para todos.”

E fez um apelo: “Simpatizantes, assistentes ou estudiosos desta Filosofia, não tenham receios ou dúvidas; aproximem-se mais desta Casa, não deixem as boas oportunidades se perderem. Sejam militantes nesta Filial Arcoverde, juntem-se a estes soldados da paz ou Deus, que aqui chamamos de Grande Foco Vida do Universo. Precisamos do capital humano precioso que existe guardado no interior de cada um de vocês. Precisamos de militantes, médiuns e doutrinadores, para prestarmos um bom serviço a esta comunidade; também para honrar a memória de tantos companheiros que fizeram a trajetória e história desta Filial.