Racionalismo Cristão explana a verdade espiritualista

Desde a Antiguidade, as religiões sempre utilizaram em suas verdades doutrinárias uma linguagem repleta de relatos de multidões que presenciaram fenômenos existenciais atribuídos a indivíduos escolhidos por algum criador, a fim de levarem a cabo os chamados desígnios da providência divina. Esses fatos conservam até hoje certos preceitos religiosos, como venerações, dogmas, pedidos, proteções e perdões, além de castigos impostos a quem transgrida as leis celestiais ou coisa equivalente. São juízos convenientes às pessoas que detêm o poder de influenciar os adeptos das variadas crenças e reforçam sua capacidade de dominar as massas espiritualmente frágeis. Podemos dizer que é uma herança transmitida por gerações desde os primórdios da civilização humana e está enraizada no inconsciente coletivo.

Espíritos altamente evoluídos vieram e sempre virão à Terra para impulsionar a humanidade a um nível mais elevado de evolução, arrancando da indiferença os indivíduos alheios aos aspectos transcendentes da vida. Isso implica em quebrar modelos existentes, sejam religiosos ou não. É verdade que alguns desses seres altamente espiritualizados foram incompreendidos, pois contrariaram as circunstâncias que existiam a cada época, embora também seja oportuno afirmar que é nítida, porém lenta, a evolução espiritual da humanidade com o passar dos séculos.

Só mais recentemente os seres humanos começaram a despertar para a espiritualidade, a ter interesse sobre o mundo do transcendente ao questionarem os dogmas e mitos religiosos em suas reflexões e procurarem respostas adequadas em instrumentos capazes de lhes mostrar a realidade da vida. O Racionalismo Cristão é um desses instrumentos, ao qual nos deteremos, por termos presidido essa filosofia espiritualista no plano físico e sermos o atual presidente em campo astral.

Qual é o compromisso do Racionalismo Cristão com os seres humanos em geral, perguntamos? Explanar a verdade espiritualista que nossa filosofia de vida defende e as casas racionalistas cristãs divulgam e praticam, respondemos. É nossa obrigação explicar às pessoas o que são as naturais e imutáveis leis evolutivas que regem o Todo Universal, para que eliminem da mente ideias enraizadas, como ameaças de castigos, ocorrências de milagres, súplicas de perdão e proteção, porque nada disso existe. A proteção e tudo mais de que precisam estão dentro delas mesmas, pois atraem ou repelem os fluidos fortalecedores das Forças Superiores conforme pensam, agem e usam o livre-arbítrio. Mas, para atrair esses bons fluidos, é necessário que estudem os livros editados pela Sede Mundial do Racionalismo Cristão, façam a limpeza psíquica diária em seus lares, tenham disciplina no viver e gosto pelo trabalho, visto que estudo, disciplina e trabalho são pilares da espiritualidade.

Usar a sensibilidade que todos possuem para perceberem que existe algo mais além da matéria física, alguma coisa que incita o corpo humano, que lhe dá vida como emanação da Inteligência Universal, ou seja, o espírito e seu poder criativo e realizador, é ir ao encontro da base filosófica do Racionalismo Cristão: Força e Matéria, que explica a vida no seu aspecto amplo e construtivo.

A pessoa que desenvolver com inteligência os atributos do raciocínio, da vontade e do domínio próprio, entre tantos outros, que usar as faculdades do livre-arbítrio e das vocações profissionais de forma responsável revelará uma índole forjada nessas qualidades morais.

O indivíduo que tiver o caráter amadurecido pelo resultado harmônico do aprimoramento de atributos e faculdades espirituais só poderá praticar o bem, ajudar o próximo sem preconceito e discriminação, pois tem consciência de que os seres humanos não são perfeitos: erram e acertam, ensinam e aprendem neste mundo de escolaridade.

Isso posto, não percam tempo. Utilizem adequadamente a preciosa oportunidade que representa uma existência bem vivida. Cada etapa da longa e lenta trajetória evolutiva do espírito exige das pessoas muita determinação, compreensão e renúncia, pois estão sempre sujeitas às influências boas e más do mundo físico, às vibrações positivas e negativas existentes na atmosfera fluídica da Terra. Dependendo da qualidade ruim ou boa de seus pensamentos e sentimentos, poderão repelir a má influência de espíritos do astral inferior e atrair a fortalecedora assistência de espíritos do Astral Superior.

Portanto, despertem para a espiritualidade seguindo os princípios racionalistas cristãos, aproveitem a estada na Terra e seus preciosos ensinamentos como escola de vida.