O bom e o ruim

Há momentos de muita alegria para a maioria das pessoas, como existem ocasiões de profunda tristeza, de grandes apreensões e surpresas, algumas bem desagradáveis. São coisas da vida! Os períodos de contentamento sempre são bem-vindos, ao passo que os de desalento nunca são desejados, mas para os quais todos têm de estar preparados, a fim de os suportar com valor e coragem e, certas vezes, com resignação. Porém, nada que dificulte manter a serenidade e o domínio dos elementos contrários, para que as conjunturas adversas sejam vencidas.

As pessoas esclarecidas pelo Racionalismo Cristão têm a chave do progresso material e da evolução espiritual em seu poder. Não é um privilégio concedido pelas Forças Superiores, mas uma conquista pessoal decorrente do estudo da filosofia racionalista cristã e de sua aplicação prática na vida. Haverá situação mais feliz, mais reconfortante para os seres humanos? Claro que não, pois os esclarecidos têm a consciência tranquila ao cumprirem seus deveres com ânimo forte, sem medir sacrifícios, especialmente quando enfrentam as situações danosas que acontecem de vez em quando.

As populações estão sujeitas às incertezas do viver na Terra, algumas das quais totalmente fora de alcance da sua vontade, como são os cataclismos geológicos e as calamidades públicas, inclusive as pandemias. Por isso, é importante e fundamental que esses acontecimentos sejam encarados com responsável otimismo por parte dos espiritualistas convictos de suas responsabilidades nesses cenários trágicos, elevando os pensamentos e sentimentos nas irradiações dirigidas ao Astral Superior, pois a humanidade constitui uma única família necessitada de fortalecimento espiritual.

Os seres humanos dependem uns dos outros, segundo o Racionalismo Cristão em sua visão de mundo. Só não enxergam essa realidade os que têm os olhos fechados para a espiritualidade. Em campo astral, as Forças Superiores fortalecem e esclarecem as pessoas a elas ligadas pelo pensamento. Cabe a cada uma aproveitar esse benefício espiritual no plano físico, de acordo com o uso que faça do livre-arbítrio.