O RC orienta: sejam trabalhadores honestos, dignos e operosos

O Racionalismo Cristão é uma filosofia de vida que, pelo seu conteúdo espiritualmente esclarecedor, convida os seres humanos ao estudo das coisas transcendentes e ao trabalho, em razão da luta que todos empreendem pela sobrevivência. Afirma a filosofia racionalista cristã que o trabalho honesto e produtivo, quando se lhe dá constância e o devido valor, enriquece o patrimônio material e dignifica a conduta moral do trabalhador. Assim, tudo depende dele, para que se alcance o crescimento espiritual que dá sustentação ao êxito de qualquer empreendimento idealizado.

Sendo assim, continuaremos a afirmar que o indivíduo é senhor exclusivo da sua vontade. Se souber pôr em prática os conhecimentos proporcionados pelo Racionalismo Cristão e através da luta do dia a dia buscar o sustento pessoal e familiar, luta que, não nos cansamos de dizer, é destinada aos seres humanos em evolução espiritual na Terra, tudo sairá a contento. Mas infelizmente, nem sempre os indivíduos sabem lutar, pois lutar é pôr em prática a razão e a vontade voltadas unicamente para as boas realizações. Daí a importância de as casas racionalistas cristãs abrirem suas portas aos assistentes de reuniões públicas, orientando-os no sentido de serem trabalhadores honestos, dignos e operosos, uma vez que o trabalho é necessidade humana que produz bem-estar físico e espiritual. O bom observador da realidade da vida sabe que existe algo superior ao corpo físico. Sente que ele é movimentado por alguma força transcendente, que lhe dá vida. Quem não detiver no âmago a compreensão de sua composição astral e física, cedo ou tarde, fracassa em seu progresso material e crescimento espiritual, por desconhecer as naturais e imutáveis leis evolutivas. Todavia, o porquê das virtudes transcendentes é claramente exposto pelo Racionalismo Cristão, que reúne conhecimentos espiritualistas há muito tempo divulgados em um número crescente de casas racionalistas cristãs, solidificando-se de geração em geração a olhos vistos.

Então, pode-se afirmar que há uma força transcendente a incitar a matéria, que é, por sua natureza, passiva e amoldável. Logo, em Força e Matéria se resume o que explica a vida no seu aspecto amplo e construtivo. Por conseguinte, é chegado o momento de a humanidade conhecer ainda mais a verdade espiritualista defendida pelo Racionalismo Cristão porque os fenômenos físicos e psíquicos apresentam-se em toda parte. Para isso, é essencial que a filosofia racionalista cristã seja vista como um feixe de luz espiritual, um farol esclarecedor à disposição das pessoas, a fim de que entendam a razão de ser de tudo o que lhes acontece na vida. Todas atravessam momentos difíceis e precisam sentir que há algo novo no horizonte espiritual delas, para que rompam em definitivo com misticismos, crenças e com tudo que vem sendo incutido em suas mentes desde que nasceram.

Por causa disso, é importante que os pais ensinem aos filhos conhecimentos de natureza espiritualista adequados à compreensão e ao nível de escolaridade à medida que aumentam a idade. Desde pequenos, precisam ter noção de deveres a cumprir e da importância da disciplina, como arrumar os brinquedos antes de dormir, do mesmo modo que na mocidade precisam amar os pais e demais familiares, respeitar os semelhantes, sobretudo os mais velhos, porque onde não há respeito não há amizade sincera e duradoura. Ao atingirem a idade da razão, nada melhor para eles que a leitura da literatura racionalista cristã, que lhes dará a compreensão de o trabalho ser algo capaz de ampliar continuamente os limites da evolução por sua importância cultural e essência moral, conceito que está muito acima da sua remuneração justa e merecida.

O viver não é qualquer coisa passageira e sem nexo, mas uma necessidade evolutiva que requer estudo, disciplina e trabalho. Cada existência do espírito de posse de um corpo humano no plano físico é de fundamental importância para sua eterna evolução em campo astral. Caminhem, pois, com atenção e segurança pela estrada da evolução que escolheram percorrer no planeta-escola Terra, onde poderão aprender as mais variadas lições de vida.