O dia 26 de fevereiro de 2018 marca um importante período no Racionalismo Cristão no Nordeste do Brasil: após 30 anos de ter fechado as portas, o Correspondente Barreiros, no estado de Pernambuco, foi reaberto. O grupo responsável pela reabertura é formado pela presidente Laudenice Miranda, Helena Campos, Laudeci Campos, Denise Campos, Sônia Santos, Severino Procópio e Hellen Campos.
O dia foi de festa, mas para Laudenice, muito emocionada, a data não se tratava de um marco, mas da continuação do que está sendo feito em mais de 30 anos. “A luta tem sido grande, mas contamos com a participação de todos para nos apoiar nesta empreitada”, afirmou. A mãe de Laudenice, Helena, recebeu o bastão de Damíão quando este já não tinha condições físicas de continuar o trabalho, mas “tinha plena convicção de que havia feito o correto ao passar a responsabilidade a esta família”. O grupo, apesar de não ter sede própria, continuou ajudando o próximo dentro de sua casa, fazendo periodicamente as reuniões de estudo e de limpeza psíquica.
A sede da Doutrina hoje em Barreiros é um local simples, como simples foi a primeira Casa em que Luiz de Mattos presidiu os trabalhos no início de tudo. “Sentimos um enlevo, era como se um pedacinho do Astral Superior estivesse na Terra, era como se ali estivessem o próprio Luiz de Mattos e Antonio Vieira, nas palavras de Giselda da Silva, que acrescenta: “Quando existe amor e carinho, tudo vai adiante, como uma planta que cresce com carinho e amor”. E foi com grande carinho e amor que os mestres nos legaram esta Doutrina.
Nossa amiga Edileusa disse: ‘estou muito feliz em participar deste momento inesquecível para o Racionalismo Cristão, sonhamos muito com ele, com a evolução espiritual desses irmãos de Doutrina, que podem contar conosco a qualquer momento e a qualquer hora”.
Esse espírito solidário invadiu muitos que contribuíram em pensamentos, em irradiações, em itens para o Bazar da D. Helena, que contribuíram financeiramente, ajudando na construção deste empreendimento, pessoas como Francisco Ivo, José Francisco, José Mathias, Aílton, Francisco Buarque, Luciano e Carolina de Natal, José Rodrigues e outros, que ficamos até receosos de ser injustos em não os citar. É de ressaltar ainda o apoio irrestrito da Filial Recife, que muito contribuiu para este estágio alcançado pelo Correspondente Barreiros, e o apoio também irrestrito da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, na pessoa do presidente mundial da Doutrina, Gilberto Silva, que incentivou este empreendimento para que tudo acontecesse como de fato aconteceu.
Eliane alertou que a partir de agora lá estará a Laudenice, que irá estudar a Doutrina junto com o grupo formado, trabalhando-o para transformar a Casa numa filial. “Estamos plantando uma semente que irá crescer ao longo dos anos”, afirmou Eliane. “E obviamente que a solidariedade entre os irmãos racionalistas cristãos, como bem disse Edileusa, será fundamental”.
Hoje vemos o Racionalismo Cristão como uma Doutrina madura, pronta para dar muitos frutos, como novos grupos de estudo, correspondentes e filiais. Mas nem sempre foi assim, como bem lembrou nosso amigo Elenilsom: “ Eu conheço a Doutrina há mais de 20 anos e antes o ambiente era muito perturbado, mas tantos foram encaminhados para seus mundos de estágio que hoje o ambiente no planeta está muito mais calmo. Presenciei muita dor e sofrimento porque nunca foi fácil, mas com a presença dos Espíritos Superiores em nossa luta fomos amparados para que hoje chegássemos aonde chegamos”.
O certo é que o trabalho está só começando e há muito ainda a desenvolver em nome de uma espiritualidade maior, uma consciência verdadeiramente Cristã.
Colaboração de Francisco Buarque