Como você se vê no mundo?

Existem várias formas de os seres humanos se verem como habitantes da Terra. Se perguntarmos o que fazem neste mundo aos que se preocupam com a forma física, certamente colocarão o corpo humano entre as prioridades. Caso indaguemos, com igual objetivo, aos que cultivam o intelecto ou se debruçam sobre pesquisas, provavelmente terão como primazia as atividades intelectuais, acadêmicas e investigativas. Se perguntarmos às pessoas interessadas no significado do viver terreno, o que são e fazem no planeta, elas certamente irão dizer que são espíritos em evolução neste mundo de escolaridade.

São respostas que mostram a maneira de as pessoas verem a própria vida, daí ser a Terra um planeta-escola, no qual os seres humanos aprendem uns com os outros, pois cada um está no grau próprio de evolução espiritual, em que se destacam ora as qualidades intelectuais, ora as habilidades físicas, artísticas, científicas, manuais e tantas outras reveladas pelos seres humanos. Todavia, podemos destacar desse processo evolutivo contínuo os indivíduos que se interessam pelos estudos feitos no campo da espiritualidade ao procurarem respostas para suas indagações de natureza transcendente.

As pessoas que já despertaram seu interesse pelos fenômenos metafísicos são as que estão mais adiantadas em evolução espiritual. Encontraram a razão superior do viver terreno ao se descobrirem como emanações da Inteligência Universal. Sabem que são individualidades espirituais e reconhecem as potencialidades e limitações que seus atributos e suas faculdades espirituais revelam. Por isso, não se deixam envolver pelos efêmeros atrativos materiais, pois estão voltadas para os perenes valores espirituais. A paz interior é o objetivo que procuram alcançar.

Os livros editados pela sede mundial do Racionalismo Cristão ajudam os seres humanos a despertar para a realidade espiritual da vida. A obra literária essencial, intitulada Racionalismo Cristão, é um código de conduta que traça normas seguras para um viver tranquilo e produtivo e está ao alcance do entendimento de qualquer pessoa. Sendo o Racionalismo Cristão um conjunto de ensinamentos espiritualistas, os estudiosos da espiritualidade aprendem que a solução dos problemas humanos está dentro das próprias pessoas. Ao vibrarem seus pensamentos de forma elevada e contínua, aflora do subconsciente o manancial de sabedoria que todas possuem com maior ou menor conteúdo. Uso correto do livre-arbítrio, raciocínio lúcido, força de vontade voltada para a prática do bem, equilíbrio psíquico na apuração dos sentidos e domínio dos ímpetos são ferramentas espirituais indispensáveis à paz interior pretendida, a conquista da felicidade como expressão de consciência tranquila do dever cumprido.