O Racionalismo Cristão afirma que a “mediunidade é uma forma de perceber coisas, fatos ou fenômenos, além do que possibilitam os sentidos humanos” (Mattos, 2015, p. 89). Há inúmeras faculdades mediúnicas, porém uma merecerá aqui nossa atenção: a mediunidade de entrelaçamento fluídico.
Na mediunidade de entrelaçamento fluídico, um espírito interliga-se aos cordões fluídicos dos médiuns por meio de vibrações de pensamentos. Atualmente, sabemos que esse tipo de mediunidade proporciona os fenômenos de desdobramentos espirituais, de materialização, de levitação e de transporte, conforme ensina esta Filosofia.
Desdobramentos espirituais em reuniões privadas. Nas casas racionalistas cristãs há dois tipos de reuniões: as públicas e as privadas. Nas últimas, os colaboradores ou militantes da filosofia racionalista cristã ajudam, de maneira mais sistemática, as Forças Superiores. Nelas, os médiuns desdobram-se controlados pelos espíritos evoluídos para diferentes locais da Terra. Como esses espíritos possuem matéria fluídica muito sutil não podem entrar em contato direto em ambientes cuja manifestação da matéria densa é composta demasiadamente por cargas negativas de pensamentos. Esses médiuns, por serem espíritos que têm corpos fluídicos mais materializados que os dos espíritos mais esclarecidos, entram com facilidade em tais ambientes.
Por meio desse trabalho, o Astral Superior retira, de maneira sistemática, vários espíritos da atmosfera fluídica do mundo, desde os mais cruéis até os mais perturbados.
Desdobramentos espirituais em reuniões públicas. Nas reuniões públicas, também há a possibilidade de se desdobrar espiritualmente, no entanto, essa prática não é recomendada. Deve-se manter a concentração e, quanto mais desenvolvida for, mais o campo magnético de pensamentos lúcidos favorece a corrente fluídica. Essa concentração de bons pensamentos promove um elo de vibração intenso que, quando se expande em proporção elevada, é capaz de manter um campo vibracional mais amplo e intenso.
Essa situação favorece a atração de espíritos do Astral Superior. Assim, eles podem beneficiar mais o público presente, limpando o corpo fluídico das pessoas, gerando tanto a retirada dos fluidos de pensamentos negativos que a pessoa vibrou durante o dia ou que ela recebeu dos semelhantes ou dos espíritos desencarnados sem compreensão da vida espiritual e querem prejudicar os pensamentos daquela. Vez ou outra um militante, por não ter tanta concentração e por falta de experiência, deixa os pensamentos vagarem de um lado para outro como se fossem uma barata tonta perdida devido à quantidade excessiva de estímulos que recebe do meio externo.
Em relação a isso, o militante deve relaxar e manter a calma, pois, tal como um domador controla um animal raivoso, da mesma forma pensamentos rebeldes e incongruentes se tornam controláveis para o estudioso da espiritualidade. É importante ressaltar que, mesmo assim, há fatos positivos em relação ao desdobramento espiritual em reuniões públicas em que ocorrem.
Em alguns casos, escutamos de militantes que, mesmo localizados em determinadas filiais e por pensarem em outras filiais com que têm certos vínculos afetivos e sentimentais, são escolhidos por formadores de correntes de outras filiais para se sentarem à mesa do estrado, sem estarem fisicamente presentes nesses recintos. Em alguns casos também a pessoa pode pensar em outra filial de maior porte físico e com campos vibracionais mais intensos que aqueles em que milita, e sente instantaneamente mais vigor espiritual. Em ambos os casos, mostra-se a veracidade da espiritualidade e abrangência desse tema.
Desdobramentos espirituais fora das reuniões públicas. Essa prática não é recomendada por nenhum médium e não deve ser feita por ninguém que tem, além da capacidade intuitiva, outras mais. Porém, para se aprofundar no tema e testar a amplitude do desdobramento espiritual de maneira científica, e, no futuro, como sabemos, esses testes serão feitos de um modo ou outro pelos pesquisadores, podemos testar essas hipóteses e validá-las desde já.
Por exemplo, a pessoa, ao concentrar-se, pode locomover astralmente o seu corpo fluídico para outros locais. Para fazer o teste, deve-se usar como instrumentos outras pessoas com as quais tenham vínculos afetivos e amorosos sem necessitar falar sobre o assunto com elas. Devem-se escolher pessoa com as que você tenha afinidade ou que o conhece perfeitamente. Pessoas como mães, pais e namoradas são exemplos úteis.
Muitas pessoas dizem as seguintes frases: “Senti sua presença em tal hora e tal situação”. Isso é um fato. Quando a pessoa conhece o local em que a outra está e o que faz em determinado momento, e concentra seus pensamentos em relação a ela e se imagina ao lado dela, mais tarde, ao encontrá-la, ouvirá uma frase similar a que foi exposta anteriormente.
Neste caso, trata-se de um desdobramento espiritual consciente, ou seja, o seu corpo fluídico e a Parcela da Inteligência Universal se desvincularam da matéria densa – ainda estando atadas pelos cordões fluídicos a esta – e desdobrou-se para outro local, de modo que a manifestação de pensamentos e sensações extra-sensoriais foram percebidas intuitivamente por outra pessoa.
Feita a exposição desse tema, se percebe o quão instigante e abrangente ele é. Ao passar a entendê-lo, podemos usá-lo como fonte para fazer o bem e ajudar os nossos semelhantes. Quanto mais conhecimentos, mais responsabilidades, assim ensina a sabedoria.