Em reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, os assistentes são orientados no sentido de terem cuidado com a forma de pensar, pois o pensamento é poder espiritual que todos possuem e se propaga pela atmosfera fluídica da Terra, tornando-se conhecido por outros espíritos desde o instante em que é emitido por alguém.
De que maneira a pessoa pode ter a saúde que tanto quer se pensar somente em doenças, com medo de contrair a do vizinho, por exemplo? Como ter sucesso em algum empreendimento, se não confiar em si, nem sequer acreditar na sua capacidade criativa ou mesmo duvidar da própria força de vontade, para enfrentar os obstáculos que encontrar pelo caminho, a fim de chegar ao êxito pretendido?
Em razão dos diferentes graus de evolução espiritual e do equilíbrio psíquico que possuem, as pessoas pensam de forma correta ou errada diante dos acontecimentos por que passam. Pensar de forma negativa é bem mais comum do que de forma elevada, especialmente por parte das mais sensíveis, ao captarem e se deixarem governar por impulsos e influências de espíritos desprendidos de matéria física que permanecem na atmosfera fluídica da Terra, formando correntes vibracionais avassaladoras que se cruzam em todas as direções.
Essa triste realidade revela o motivo pelo qual as pessoas, por falta de esclarecimento espiritual, alojam ódio, inveja e malquerença no âmago, cultivam mau humor, carregam frustrações, são invejosas, injustas e ingratas nos relacionamentos. Pensamentos e sentimentos de tal índole perversa prejudicam a saúde física e abalam o equilíbrio psíquico, são germes perniciosos e destruidores de amizades verdadeiras.
Como se pode combater pensamentos negativos, perguntamos, especialmente os vibrados por pessoas com sensibilidade mediúnica mais acentuada? E respondemos: com pensamentos positivos, uso do livre-arbítrio voltado para a prática do bem e aprimoramento contínuo do caráter, mediante o desenvolvimento de características favoráveis ao surgimento de uma personalidade espiritualmente equilibrada.
Nem sempre esse combate traz vitórias imediatas, mesmo que a autoconfiança diga que tudo vai dar certo. Caso isso ocorra, não devem desistir, mas, ao contrário, continuar a insistir, utilizando o atributo espiritual da vontade como sendo o potente motor das idealizações e realizações.
Para tanto, aconselhamos estudar o Racionalismo Cristão, a filosofia de vida que ensina às pessoas como estabelecer uma convivência harmoniosa entre si. À medida que se esclarecem, também se fortalecem espiritualmente. Irão perceber, de forma clara, a vibração espiritual que aflora do âmago, facilitando a superação das dificuldades que antes consideravam difíceis de resolver.
Pensamentos ruins devem ser afastados por bons pensamentos. É muito importante ter consciência do valor do pensamento, porque, ao ser bem vibrado, protege o emissor das influências negativas existentes na atmosfera fluídica da Terra. Ponham em prática nossas orientações mediante condutas mostradas pela firmeza e retidão de caráter com que procedem no cotidiano de suas vidas.