A concretização de um ideal

Embora não exista definição completa e precisa do que seja a concretização de um ideal, podemos, à luz da espiritualidade, traduzir essa expressão como a materialização de uma ideia ou projeto de alto valor humanístico e transcendental.

Temos a consciência de que o indivíduo contemporâneo se depara a todo momento com situações sem precedentes, vivenciando sérios desvios no campo dos valores e das orientações éticas. Ainda assim, a despeito da flexibilidade dos paradigmas morais e do relativismo que marcam a presente época, o indivíduo espiritualmente esclarecido nunca deve abandonar seus ideais mais sinceros e autênticos, mas empenhar-se constantemente para concretizá-los. A indiferença e a insensibilidade em relação a esse aspecto ensejam grave crise de identidade e a perda total do sentido da vida.

Uma data magna. Em 20 de outubro deste ano, comemoramos o 65º aniversário de inauguração da atual sede mundial do Racionalismo Cristão, momento propício para fazermos uma reflexão, pois a ocasião faz emergir sentimentos de afeto e gratidão, e nós temos o firme desejo de que as perspectivas e possibilidades aqui suscitadas possam realmente consolidar os sentimentos mais nobres naqueles que já procuram seguir o virtuoso caminho pavimentado pelos mestres do passado, mas também de que possamos equipar aqueles que sentem a necessidade de uma renovação radical, de uma guinada fundamental de estilo de vida.

Nenhuma possibilidade de aprimoramento é válida se despreza a espiritualidade. Qualquer mudança que não leve em consideração os aspectos transcendentes da realidade cria um enorme vazio existencial e um imensurável desconcerto ético. Este é o ponto que devem observar e meditar constantemente todos aqueles que buscam novas perspectivas de evolução e concretização dos mais elevados ideais. Quanto mais um ideal se aproxima do padrão de pensamento nobre e elevado que lhe deu origem, mais possível se torna sua manifestação concreta, donde se conclui a relação de reciprocidade entre a força do pensamento benfazejo e a materialização dos projetos. Eis o motivo por que o espiritualista, mais interessado  pela transcendência do que a maioria das pessoas, geralmente se afasta de metas que não se apoiam em princípios dignos e elevados.

De tudo o que dissemos, deve-se depreender que a arte de concretizar um ideal depende da harmonização racional entre a sensibilidade espiritual e o trabalho disciplinado e metódico. Aqueles que conseguiram levar a cabo as mais audaciosas metas em prol do gênero humano obtiveram sucesso, pois souberam conciliar de modo admirável os valores espirituais com a ação objetiva e coordenada.

Em pessoas tão valorosas e corajosas como foram Antonio Cottas e Roberto Dias Lopes – cuja lembrança deve ser uma constante em nossas vidas – o pensamento e a atitude se integram e formam uma unidade de força e vigor. Esses magníficos seres humanos disseram muito falando pouco; ensinaram mais por atos do que por palavras. No campo da concretização dos ideais, temos o privilégio de contar com esses grandes exemplos para nos orientarmos. De suas biografias emanam irradiações de energia e criatividade; suas memórias nos ensinam o alto valor do espírito de união.

Gratidão. Apoiados nesse ensinamento, conseguiremos concretizar nossas mais sinceras aspirações. Portanto, sejamos-lhes gratos.

Se há uma parte da humanidade que se distingue por pensamentos materializados e mesquinhos, que se atropela na faina da conquista por bens transitórios e efêmeros enquanto despreza os ideais probos e sublimes, há também um outro setor da humanidade que se interessa e se move na intenção dos valores espirituais e na concretização dos mais belos sonhos.

A estes dedicamos o presente artigo.