A espiritualidade torna mais simples as surpresas do dia a dia

Grande parte da humanidade desconhece as transcendentes leis evolutivas que regem o Todo Universal — a Vida do Universo no seu aspecto amplo, construtivo e transformador. A falta de compreensão dessas leis naturais e imutáveis dificulta a vida dos seres humanos na Terra, por não saberem que são espíritos em contínuo processo de evolução nas inúmeras passagens por este mundo de escolaridade, todas necessárias ao aprimoramento da própria personalidade a cada existência.

De forma geral, as pessoas se apegam demasiadamente aos aspectos materiais do viver, não estando, assim, preparadas para enfrentar e superar as adversidades que sempre surgem no dia a dia. Desesperam-se diante das dificuldades, sentem-se injustiçadas, lastimam-se pela vida que levam.

Esse tipo de comportamento reflete o ainda precário nível espiritual da humanidade. Muitos seres humanos costumam culpar os semelhantes pelos insucessos que ocorrem, pelos reveses que surgem, em razão de invejas, ressentimentos ou divergências pessoais, mas enganam-se, pois tudo depende do cumprimento das leis evolutivas e do uso do livre-arbítrio. Incompreensões, desentendimentos, desavenças são resultados do incorreto emprego do livre-arbítrio e de sua má consequência em razão do descumprimento da lei de causa e efeito.

Quando associadas à influência positiva da lei de atração, a força do pensamento bem vibrado e a poderosa alavanca da vontade direcionadas para a prática do bem são os recursos psíquicos e evolutivos de que a pessoa dispõe para solucionar os problemas pessoais e familiares, bem como os demais conflitos resultantes dos relacionamentos humanos.

Sendo assim, é importante que as pessoas estudem a espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão, a fim de enfrentarem com naturalidade e simplicidade a vida cotidiana e as surpresas que são reservadas a todas elas. Não para que se conformem com os acontecimentos, mas para terem uma atitude mental positiva no enfrentamento das adversidades.

Pôr à prova o valor e a coragem nas lutas diárias é um desafio que engrandece o ser humano em sua trajetória evolutiva. Cada superação representa para ele uma lição de vida, pois revela as qualidades que foram aperfeiçoadas na formação do caráter e as atitudes inadequadas dele eliminadas, aprimorando, assim, a própria personalidade.

Adotar um método disciplinar no viver também é de fundamental importância para se ter uma vida equilibrada e produtiva. Entre as disciplinas recomendadas pelo Racionalismo Cristão destaca-se a da limpeza psíquica diária, sempre antecedida por quinze minutos de autorreflexão. Esse hábito fortalecedor da alma ajuda na programação das atividades de cada dia e na solução das contrariedades que sempre surgem.

Destacamos um conjunto de procedimentos a ser colocado em prática por todos, a fim de que possam seguir pelo caminho da evolução espiritual com bom direcionamento, sem qualquer ocorrência que lhes crie dificuldades. Essa forma de conduta é perfeitamente possível de ser adotada e torna a vida mais fácil e agradável.