A evolução

Querer negar a evolução em qualquer setor da vida é o mesmo que querer tampar o sol com a peneira, ou seja, impossível. Antigamente era muito mais fácil para as seitas religiosas ocultarem dos seus adeptos a verdade sobre a evolução do espírito e a sua finalidade real de estar navegando aqui na Terra considerada mundo-escola, mas hoje obedecendo à própria lei da evolução, os seres humanos anseiam descobrir qual a sua finalidade na Terra, de onde vieram e para onde vão quando tiverem que deixar o corpo físico. Se não existisse a lei da reencarnação teríamos que pensar que “Deus” não era justo; e por quê? Porque todos os indivíduos que nascem são filhos do mesmo criador; E o que se explica que uns além de nascerem sadios são ricos e sábios, e outros nascem doentes, cegos, aleijados.

É aí que entra incontestavelmente a lei da reencarnação e as criaturas são dotadas do livre-arbítrio, portanto, agem como querem e recebem de acordo como merecem. Nesse particular pode-se também explicar o porquê uma criança que na encarnação presente está sofrendo; que mal fez ela para estar sofrendo nos primeiros meses de vida? Só tem explicação racional, baseando-se no processo da reencarnação. Porque embora a dor se manifeste no pequeno corpo, quem sofre é o espírito, que dá vida ao corpo.

No entanto, não existe condenação eterna, existem faltas gravíssimas que requerem grandes sofrimentos para serem reparados, pois a maioria dos seres humanos só são despertados quando a dor bate em suas portas.

Mas como “para grandes males, grandes remédios”, tudo vem ao seu tempo, de acordo com a natureza que não dá saltos mas atinge sempre o seu objetivo. Uma semente lançada à terra, nasce, cresce, viça e dá frutos, torna-se frondosa árvore e depois fenece.

O espírito humano vem grosseiro e à medida que vai completando os seus ciclos evolutivos, vai adquirindo mais experiência até chegar ao ponto de não necessitar voltar mais a este mundo considerado “escola”, fazendo sua evolução em planos mais evoluídos. Caminhando vagarosamente para se identificar com o “todo”, ponto final de sua evolução.

Como o espírito  pode aprender em corpo humano?

O aprendizado é uma das finalidades das vindas de espíritos para atuar em corpo humano. Como realizá-lo?

Questões discutidas pelos moderadores do Fórum de estudos e debates da filosofia espiritualista racionalista cristã (GrupoRC)

O aprendizado é realizado ao longo de muitas e muitas dessas vindas. Uma das razões de estarmos aqui é a necessidade da convivência com uma variedade de espíritos, de diversos graus de evolução, para acontecer o intercâmbio através do processo de aprendizagem individual e coletivo que se dá com a troca de conhecimentos, habilidades e experiências. Aprendemos através do estudo atento, do trabalho e, também, observando e analisando as consequências do nosso comportamento e o dos outros.

O exercício e aprimoramento do nosso raciocínio nos mostram como diferenciar o certo do errado, o falso do verdadeiro, o efeito da causa. A partir de certo momento em nossa caminhada espiritual, sentimos necessidade de buscar mais conhecimentos lendo obras de bons autores e meditando sobre o que elas nos dizem. Sem conhecimentos, não teremos base segura para sustentar o raciocínio. Não seguir esse caminho é candidatar-se a sofrimentos, que certamente virão para despertar o espírito, pois a evolução é imperativa, e uma das leis naturais.

Nota: Para se inscrever neste grupo envie um e-mail para: inscricaoGrupoRC@racionalismocristao.org