A importância da autorreflexão

Nada acontece por acaso, tudo tem sua razão de ser. Não há efeito sem causa. Não existem seres humanos perfeitos. São expressões muito usadas nas casas racionalistas cristãs pelos orientadores de reuniões públicas e na literatura espiritualista publicada pela sede mundial do Racionalismo Cristão.

Exemplos significativos contrários a essas expressões são as pessoas que pensam só elas terem razão no que dizem e fazem ou que suas condutas são irrepreensíveis. Acham defeitos em todos que as rodeiam, mas ignoram o que trazem de ruim no subconsciente ao mostrarem o individualismo que caracteriza suas personalidades.

Autoanálise feita com isenção e honestidade sempre revela que perfeição humana não existe. Quem se considera perfeito é quem mais erra, normalmente, pois só enxerga o seu lado egoísta, não conseguindo ver o lado desprendido dos mais próximos. Daí a necessidade de as pessoas fazerem uma autorreflexão diária, preferencialmente nos 15 minutos que antecedem as irradiações de limpeza psíquica nos horários recomendados, avaliando e julgando a si mesmas nesses momentos de interiorização, e nunca os semelhantes.

Analisar com cuidado as situações por que passam para que sejam resolvidas a contento é atitude que o Racionalismo Cristão recomenda a qualquer pessoa, especialmente quando tais casos envolvem terceiros, para que não sofram as consequências dos desatinos muitas vezes cometidos sem qualquer chance de defesa por parte dos prejudicados.

Nas casas racionalistas cristãs não se julga ninguém. Queremos, sim, fortalecer, esclarecer e espiritualizar as pessoas que frequentam nossas reuniões públicas, sugerindo que também leiam os livros que a sede mundial publica, pois encerram nos respectivos conteúdos a espiritualidade que o Racionalismo Cristão defende. Não há outro interesse por parte dos porta-vozes do Racionalismo Cristão que não seja o da espiritualização dos seres humanos, a formar povos de estrutura heterogênea e, portanto, mais adequada a um mundo de escolaridade como é a Terra.

A pessoa espiritualmente esclarecida sempre quer melhorar o dia a dia de sua existência. Para isso, amplia o horizonte investigativo da personalidade, eliminando do corpo fluídico as imperfeições nele existentes, consciente de que não é a única personagem que detém a razão em um mundo sob o domínio dos valores absolutos das leis evolutivas, ao contrário dos indivíduos que estão demasiadamente envolvidos no relativismo das emoções terrenas.

Aos assistentes de primeira vez a uma reunião pública pode parecer um tanto dura a maneira como falamos sobre a realidade da vida. Mas não queremos iludir ninguém, prometendo ilusórios favores espirituais em troca de benesses materiais porventura recebidas, indo de encontro ao que a disciplina racionalista cristã recomenda aos seus seguidores desde a fundação do Racionalismo Cristão há mais de um século. De forma desinteressada, queremos que as pessoas aprendam a viver bem, colocando em prática nossos ensinamentos espiritualistas no cotidiano de suas vidas.