A importância da pontualidade

Ser pontual é ser fiel aos compromissos assumidos dentro de um estilo de vida em que respeite, em primeiro lugar, a si mesmo, mas também à família e às relações de amizade. Esta é a forma pela qual abordaremos, nesta reflexão, o conceito de pontualidade: dentro de uma perspectiva abrangente e ampliadora. Não podemos reduzir a pontualidade ao campo das atividades profissionais e dos negócios, visto que ela possui uma estreita ligação com a ética e um indissolúvel vínculo com a espiritualidade.  

A pessoa que se dirige na vida em consonância com as leis evolutivas ínsitas em sua consciência favorece o próprio processo de aprimoramento pessoal, agindo com ordem, método, disciplina e lucidez. Valoriza a palavra empenhada e evita contrair compromissos acima de suas possibilidades. Percebam que há um fator de suma importância que influencia a pontualidade: a clareza das ideias. A pessoa que não a possui não discerne suas prioridades; é incapaz de efetuar uma lista de tarefas ou de estabelecer referenciais que a orientem. Com isso, desgasta-se com facilidade, desperdiçando suas energias.  

O desleixo, o desinteresse pelo trabalho e a desconsideração para com semelhante são elementos que afetam a pontualidade, precisamente porque se estabelecem em dissonância com as leis ou princípios que direcionam o ser humano para a senda do aprimoramento moral, como nos ensina o Racionalismo Cristão. 

A pontualidade, por reproduzir a correta educação e o bom caráter, não deve ser vista como característica específica ou peculiar a determinada cultura, povo ou país. É, antes, questão de virtude, adquirida e desenvolvida por meio da educação e sobretudo da abertura à espiritualidade, que ilumina a consciência e inspira ações corretas. Quando nos referimos ao zelo em relação aos compromissos cotidianos, a pontualidade jamais pode deixar de ser observada. A impontualidade e a insolência não podem ser consideradas como um “estilo de vida”, pois refletem deformidade moral e desconsideração ao semelhante. 

O cultivo e a constância da conduta ética obtêm-se por meio da absorção dos valores da espiritualidade. Quando o ser humano contempla a vida em seu aspecto mais amplo e pratica o bem, cumprindo os compromissos assumidos com pontualidade, fidelidade e diligência; quando, tendo se excedido ou descuidado em algo, logo afasta de si os impulsos contrários a seu desenvolvimento, retomando o domínio de si mesmo e aprendendo as lições implícitas nos eventuais reveses que experimenta, põe-se em condições de compreender a importância de conduzir-se sempre – independentemente das circunstâncias – de forma ética e valorosa, pontual e fiel. 

É fundamental que o ser humano reconheça que deve canalizar suas energias e talentos para o desenvolvimento de suas faculdades morais, visto que é por meio delas que terá uma melhor compreensão da realidade que o cerca. 

Considerando que a importância da pontualidade ficou patenteada no transcurso desta reflexão, desejamos concluir com a consideração de outro aspecto do tema: a necessidade da pontualidade para o fortalecimento da vontade. Sim: a partir da pontualidade, obtemos mais firmeza interior e, por via de consequência, maior fortaleza espiritual. Ao ser pontuais, não apenas exteriorizamos uma atitude prática, mas também consolidamos incontáveis virtudes interiores. 

Vivenciar o valor da pontualidade na amplitude de seus sentidos por meio da experiência cotidiana é uma maneira de tornar a vida mais aprazível e produtiva, menos tensa e instável. Ademais, a pontualidade nos torna pessoas mais dignas de confiança e respeito, consideração e apreço. 

Muito Obrigado!