A indolência

A indolência é má conselheira
Maria Cottas
Escritora
A vida é de lutas, de trabalhos, e as pessoas devem lutar, devem trabalhar, para que a vida seja proveitosa e o espírito evolua. A indolência é sempre má conselheira. Se tiverem o tempo ocupado com bons propósitos, pensamentos ruins jamais preencherão suas mentes. O trabalho digno e produtivo proporciona saúde física e retempera o espírito. Diz o Racionalismo Cristão que o pensamento é tudo na vida, porque pensar é atrair. Sendo vibração do espírito, todos devem emitir pensamentos elevados, dignos, pois quem vibra maus pensamentos cedo ou tarde torna-se joguete de espíritos do astral inferior.
Há indivíduos que se revoltam por ter de trabalhar. Mas todos precisam trabalhar, a fim de terem o necessário para sustento próprio e da família. Os que se revoltam com o trabalho não progridem material e espiritualmente, são infelizes por serem assim. A vida é mais suave quando há satisfação a cada novo dia de trabalho.
Vencem na vida as pessoas que trabalham com prazer, que querem progredir. Ao chegarem à velhice terão o necessário para descansar das grandes lutas coroadas de êxito que enfrentaram. Logo, é importante saber como empregar o tempo com satisfação, porque o descontentamento é sempre prejudicial ao espírito.
Trabalhar com satisfação, produzir com alegria, dá ânimo e coragem pessoal, serve de exemplo a quem está em volta. Trabalho bem feito é sempre motivo de admiração. Bom ambiente de trabalho traz tranquilidade espiritual e progresso material, ao passo que um ambiente pesado dá desânimo, provoca revolta, torna as pessoas infelizes.
Ninguém deve ter pena de quem trabalha, seja qual for o tipo de trabalho honesto, a não ser que esteja enfermo e não possa trabalhar. Se a pessoa tem saúde, ela volta para casa cansada após um dia de exaustivo trabalho produtivo. Esse cansaço físico lhe faz bem, pois à noite dorme tranquila pela satisfação do dever cumprido.
Muita gente não sabe aproveitar o tempo de trabalho nem o de repouso. Quem trabalha precisa de um sono reparador, que traga descanso para o corpo físico e fortalecimento para o corpo fluídico, condições que só existirão no sossego do lar. Iludem-se as pessoas que pensam descansar frequentando lugares inadequados, onde o ambiente astral é quase sempre ruim, pois neles prevalece o vício. Muitos trabalhadores gastam tudo que ganham frequentando locais pouco recomendáveis. Arruínam a saúde física e chegam ao estado de perturbação espiritual. Os que trabalham e descansam com método são trabalhadores que, mais hoje, mais amanhã, terão a recompensa do esforço físico e do equilíbrio psíquico próprios.
Portanto, trabalhar, descansar e recrear são necessidades humanas que conduzem ao bem-estar físico e espiritual.