A justiça em campo astral

Justiça e equidade se equivalem, pois não há justiça se não houver a disposição de reconhecer igualmente o direito de cada cidadão. Logo, a justiça é, às vezes, falha no plano físico, mas nunca o é no campo astral, onde não há privilégios de uns em detrimento de outros, porque nele não existem vantagens indevidas. Isso é próprio do meio terreno, em que a lei evolutiva das múltiplas existências do espírito em corpo humano é sistematicamente contrariada no seu sentido absoluto, pois ela é natural e imutável. Portanto, livre de qualquer dependência ou sujeição.

Todavia, caso se ligue aos campos superiores da espiritualidade, o ser humano caminha para o amadurecimento espiritual, porque será mais consciente do seu papel na Terra como espírito em evolução, terá a tranquilidade necessária para resolver os problemas que os embates da vida produzem, sempre contando com a equidade que a justiça deve ter.

Todo indivíduo tem dentro de si uma bagagem espiritual resultante das experiências por que passou em várias existências neste plano físico. Elas estão presentes no seu corpo fluídico e vão indicar o rumo da existência em curso. As conquistas positivas se eternizam e servem como mecanismo promotor na eliminação das faltas existentes no subconsciente. Portanto, são o descarte de erros passados e as vivências positivas presentes e futuras que proporcionam maior progresso material e evolução espiritual, que sempre trazem maior conforto individual e coletivo.

O que os frequentadores das casas racionalistas cristãs devem compreender é que os ensinamentos do Racionalismo Cristão são um caminho seguro para o despertar da espiritualidade que está contida no âmago de cada um, pois em nossas Casas os assistentes de reuniões públicas se fortalecem e esclarecem com essa finalidade. À medida que estudam a filosofia racionalista cristã, percebem que passam por um refrescar da memória espiritual, revelando o que realmente são: espíritos de posse de um corpo físico dependentes do uso adequado do livre-arbítrio e da força de vontade, bem assim de pensamentos racionalmente otimistas para o alcance de um viver mais tranquilo.

O Todo Universal é vibração contínua, da mesma forma que o pensamento é vibração do espírito e seu poder criativo e realizador, tenha ele a posse ou não de um corpo físico. E como isso se processa, perguntamos? Se os pensamentos são elevados e voltados para a prática do bem, eles se deslocam pelo oceano de matéria fluídica que envolve a Terra como se fossem ondas vibratórias benéficas, ao contrário das influências prejudiciais que resultam dos pensamentos de pouca força vibratória. Uns e outros vão entrar em sintonia com vibrações de pensamentos de igual teor e intensidade, disso resultando a boa ou a má assistência espiritual dos seres humanos.

É engano pensar que a justiça espiritual é imperfeita, como é parcial a justiça humana muitas vezes, conforme salientamos. O conceito espiritualista de justiça é mais amplo, pois nele a equidade se fundamenta no senso de absoluto equilíbrio e irrestrita igualdade. A justiça transcendente não está subordinada a sentenças de espíritos julgadores, mas contida na consciência de cada espírito como seu próprio juiz em campo astral, livre das influências do plano físico, mas sempre assistido por Forças Superiores na decisão que irá tomar em relação à própria evolução.

Esse é o entendimento que o Racionalismo Cristão oferece aos estudiosos da espiritualidade como filosofia de vida. Ela está ao alcance de todos, propiciando um maior entendimento de como se processa a vida espiritual, a fim de que todos percorram o caminho da evolução de forma segura, proveitosa e equânime.