A melhor educação começa em casa

A educação dos filhos diante de uma nova realidade tem sido um desafio constante para os pais. A evolução tecnológica com a informatização, com a internet, com o avanço da telefonia através da criação do celular, que é praticamente um minicomputador muito utilizado no mundo todo, ou seja, para acompanhar mais de perto a educação dos filhos os pais precisam enquadrar-se nessa nova realidade, o que não tem sido nada simples.

Hoje uma criança de dois anos já é capaz de manusear um telefone celular com facilidade, assim como os jovens navegam sem dificuldade pelas redes sociais, nessa era digital de uma rapidez de causar espanto. Se toda essa modernidade proporciona ferramentas importantes, é preciso também se preocupar com as armadilhas que esse mundo virtual pode trazer para os seus filhos.

Controle. Com quem estão relacionando-se? de que modo? São indagações que os pais têm que se fazer o tempo todo, além do fato de muitas vezes os filhos se isolarem dentro da própria casa, perder o interesse pelo estudo e manifestar desinteresse por compartilhar a vida dos pais. E aí o risco desse isolamento causar depressão e situações mais complicadas. Por isso, a criança precisa ser acompanhada de perto desde a primeira idade, os bons exemplos dos pais, o esclarecimento das dúvidas no momento certo. É preciso estar atento o tempo todo.

Muitas vezes os pais se distanciam pela falta de tempo, com isso podem colher aborrecimentos futuros, uma vez que a formação da personalidade começa com a educação em casa. A escola é o complemento fundamental para o futuro.

As famílias racionalistas cristãs também enfrentam todos esses desafios na educação dos filhos. Por outro lado, o conhecimento adquirido com o estudo das obras e a prática da disciplina da limpeza psíquica levam a uma maior evolução espiritual, proporcionando mais confiança, mais serenidade para resolver os problemas  do dia a dia.

Acompanhar de perto, orientar desde a primeira idade os filhos é a melhor receita, para não travar o diálogo e não perder o controle sobre eles. A melhor educação começa em casa!