Agradecimento a um velho amigo

Na sequência de discursos durante a reunião cívico-espiritualista comemorativa dos 76 anos de ascensão da casa racionalista cristã de Quintana (SP) a Filial e inauguração de sua sede, o militante Amado, do Correspondente Assis do Racionalismo Cristão, rememorou a contribuição que David Julio Vieira (foi presidente da Filial Quintana) fez para que a Casa de Assis construísse pouco a pouco um patrimônio para que pudéssemos erguer a sala das crianças juntamente com a biblioteca.

“Na época estávamos em um barracão que era muito mal visto, pessoas pensavam que nele se praticava o baixo espiritismo e tremiam de “medo ao passar por ali”, contou. Acrescentou: “Com essa contribuição fizemos uma construção maior, e lá estamos fazendo nossas reuniões muito em função do pensamento daquele espírito que queria ajudar, porque já havia atingido a consciência espiritual de onde se necessitava regar e cultivar o crescimento. Hoje em Assis temos um grupo de militantes focados, cada um de acordo com seu grau de evolução, a gente vem hoje aqui para agradecer essa ajuda do amigo David Julio Vieira.”

Prosseguiu: “Pensamos da seguinte forma: batalhamos em Assis para transmitir o conhecimento, sabemos que não precisamos ir lá fora trazer as pessoas para dentro da Doutrina, porque quando se cansarem lá de fora e quiserem adquirir essa consciência, elas aqui estarão. Juntamente com isso penso que aqueles que estão lá fora e que julgam que a ciência explicará a vida do espírito, se enganam.

Em 1600, Baruch Espinoza disse que não deveríamos aceitar qualquer religião, mas ser livres para ser o que quisermos. Ele foi contestado. Foi uma voz tentando mostrar que somente a ciência não resolve nossos problemas. Há poucos dias ocorreu o falecimento de Stephen Hawking, grande físico quântico, que disse que nós temos apenas essa encarnação e o nosso compromisso único é observar a beleza do Universo. Essa mensagem foi agora, em 2018, são 400 anos depois de Espinoza. A ciência parou aí, a ciência hoje fala o que foi falado em 1600. Eles ainda não chegaram ao ponto de entender que a ciência não explicará o espiritual.

Para chegar ao espiritual é preciso que a gente traga uma bagagem em nosso corpo fluídico que já vem de muitas encarnações, é preciso também que usemos os atributos espirituais, e principalmente que tenhamos foco, porque uma pessoa sem o foco humanitário e espiritualista não evoluirá. É preciso que ela entenda que é mais uma que pode somar na evolução da humanidade. Mas é preciso que ela tenha foco, é preciso que ela se movimente, é preciso que ela deixe de ser assistente, e entenda que há uma missão de militar numa doutrina como a nossa. E isso peço a todos: concentração e foco na missão que temos, assim como tivemos Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Cristo e muitos outros com suas mensagens que não são aplicadas no dia a dia. É por isso que a humanidade não muda, porque a consciência dessas grandes figuras não levou à evolução espiritual. Vamos evoluir, sim, aos poucos, mas é melhor que seja com qualidade.

Força de vontade

Discursou também na solenidade o presidente da Filial José Bonifácio (SP), Benedicto Floriano de Lima, que destacou: “A força de vontade, quando colocada para o bem, com o objetivo de beneficiar, com o objetivo de fazer o bem, produz grandes efeitos. Foi justamente o que aconteceu aqui em 1938 com a união dos companheiros. Os fundadores da Casa tiveram força de vontade, colocaram-na em ação e construíram esse grande feito, que merece aplausos.

Através do conhecimento adquirido pelo estudo da vida espiritual, que é a vida invisível, nós, militantes, podemos beneficiar toda a humanidade, esteja o ser humano onde estiver, seja qual for a religião do indivíduo, porque o Racionalismo Cristão está acima de todas as organizações religiosas. O espírito independe de religião porque é dono da sua própria vida, a vida pertence a ele, e somente a ele pertence. Tanto é que temos conhecimento, através do estudo da obra essencial, que o espírito só será julgado por ele próprio. É o próprio espírito que determina o que fazer da sua evolução no plano astral. Mas para isso tem de voltar para lá após a sua desencarnação e não ficar perambulando pela atmosfera fluídica da Terra”.