Ajude seu semelhante

O progresso material e o crescimento espiritual do ser humano só dependem dele próprio. De nada adianta alguém querer passar por cima das pessoas, prejudicando-as seja qual for o motivo. Falar coisas indevidas e praticar maldades não trazem qualquer proveito para ninguém, quer material, quer espiritual, mas, ao contrário, pois quem age assim prejudica a si mesmo ao atrair os fluidos densos dos campos vibracionais negativos existentes na atmosfera fluídica da Terra e nocivos à saúde física e ao equilíbrio psíquico.

O que todos devem fazer é ajudar o semelhante moral e materialmente sempre que possível. Quando for inviável, é preferível que nada façam, para não se arrependerem de qualquer ato ou conselho indevido. Logo, o mais adequado é ter bom senso nos relacionamentos, é ter sensatez nas ações praticadas e nas palavras proferidas.

O Racionalismo Cristão recomenda aos seres humanos o cultivo da amizade para com as pessoas de bem, procurando cada um apoiar o outro de forma leal e sincera em benefício comum. Por isso, alertamos aos incautos que não prejudiquem os semelhantes com más ações, pois queremos, sim, que todos cresçam sempre mais. A evolução espiritual e o progresso material são rápidos e eficazes quando se doa o melhor de si ao grupo, quando se cumpre com responsabilidade os deveres que a vida impõe a todos.

As Forças Superiores irradiam seus fluidos fortalecedores sobre as pessoas que sabem atrai-las com pensamentos elevados e sentimentos de benquerer, particularmente as que frequentam as reuniões públicas das casas racionalistas cristãs. São conselhos amigos que damos a todos, a fim de que cumpram com mais facilidade os compromissos que assumiram consigo mesmos em campo astral na qualidade de espíritos em evolução neste plano físico de posse de um corpo humano.