Animais pensam?

Possivelmente em algum momento você deve ter tido essa dúvida: será que os animais pensam?

Se a pergunta tivesse sido formulada nestes termos: “será que os animais pensam como nós?”, a resposta seria um sonoro “não”. Contudo a distância que nos separa dos animais irracionais, quanto ao pensamento, pode não ser muito grande. Em particular quando consideramos alguns mamíferos como os símios, as baleias e os golfinhos, por exemplo.

Antes de continuar precisamos entender o que seja o pensamento.

O pensamento é uma vibração do espírito. Você já deve ter recebido esta informação antes. “Então, por que voltar a ela?”, você pode perguntar. Porque queremos tentar responder a pergunta que dá título a este artigo. Para alcançar este objetivo precisamos entender melhor o que seja “pensar”.

É pensando que se aprende e aprender é um dos requisitos para evoluir. Este processo, evolução, ocorre com todas as forças do Universo, sem exceção. Dito de forma mais direta, todas as forças estão em constante evolução.  Contudo, para não complicar demasiadamente o assunto, vamos nos restringir ao reino animal.

O comportamento animal é definido apenas por reflexos e estímulos, nada mais, muitos podem julgar. Será verdade?

Quanto mais se sabe sobre os cetáceos (como as baleias e os golfinhos) e sobre os antropoides (como os macacos e os orangotangos) mais se nota que a barreira intelectual entres eles e o homem não é tão grande como se supunha.

Os etólogos, aqueles que estudam o comportamento animal, descobriram que os mamíferos superam em inteligência os répteis e os anfíbios. Estes, por sua vez, são superados pelas aves.

Nota-se, então, no reino animal uma escala evolutiva associada com a capacidade de aprender, ou de pensar. Grosso modo, temos em ordem de inteligência decrescente os mamíferos, as aves e os répteis e anfíbios. A passagem das forças por estas situações é uma lei evolutiva. Todos estão aprendendo; todos estão pensando.

Concluindo: aprender e pensar é uma lei evolutiva. Animais estão evoluindo e aprendendo, logo, animais pensam.