Aniversário da sede mundial do RC

Em 20 de outubro de 1956, Antonio Cottas (1892 – 1983), presidente do Racionalismo Cristão, abria solenemente as portas da nova sede mundial do Racionalismo Cristão. Portanto, 64 anos são passados em que a felicidade se estampava em cada rosto das milhares de pessoas que conseguiram um lugar para assistir à memorável solenidade.

O saudoso mestre Antonio Cottas liderou a construção deste magnífico edifício e durante os quase seis anos que ela durou, contados desde a primeira ideia lançada em reunião realizada no dia 13 de novembro de 1949, observamos lições edificantes de abnegação e desprendimento de todos os que se entregaram incondicionalmente a este grandioso projeto, em benefício maior da humanidade.

Naquela mesma reunião, foi criada a Comissão Executora e de Fiscalização das Obras, nomeada por Antonio Cottas e composta pelos saudosos Roberto Dias Lopes, Francisco Pereira Torres, Luiz de Souza, José Pereira Fernandes Dias, Ezequiel Novais Vieira de Castro, Nilo Ribeiro e Fredolin Sauer, para gerenciar todo o processo de construção do novo prédio, ficando também deliberado que esse empreendimento, de enormes proporções para a época, seria totalmente custeado pelos leais amigos da Filosofia, portanto, sem nenhum ônus para o Racionalismo Cristão. E, como prova da boa-fé que os motivava naquele momento elevado, trataram de subscrever imediatamente uma grande importância para o custeio das primeiras despesas.

Tendo como primazia o conforto e a comodidade dos assistentes, o projeto de construção do prédio que abrigaria a futura sede mundial do Racionalismo Cristão foi cuidadosamente moldado através de acirrada concorrência privada, em que estiveram presentes algumas das principais empresas voltadas ao ramo da construção civil à época, tendo como destaques a aprovação do projeto arquitetônico em estilo Luís XVI, elaborado pelo engenheiro Américo Miranda, e a segurança do edifício caracterizada pela utilização de sapatas de mesmo sistema das empregadas na construção do Estádio do Maracanã.

Em seu vibrante pronunciamento, Antonio Cottas expressou sua gratidão a todos os que contribuíram para a concretização desse magnífico ideal, como reflexo da sua personalidade intocável, digna de um verdadeiro líder espiritual. Vejamos: “Esta Casa será sempre uma fonte inesgotável para todos os sedentos de espiritualidade. Nela hão de encontrar alento todas as almas sofredoras. Entrará nela o fraco para dela sair fortalecido pela vontade de viver e tornar-se uma criatura animada para a luta pela vida, desejando vencer suas dificuldades. (…) Meus companheiros e amigos de jornada espiritual, vós todos sobesteis corresponder aos ensinamentos de Luiz de Mattos e Luiz Thomaz. Sempre solícitos e desprendidos dizeis, a uma só voz: – Queremos fazer mais e mais pelo Racionalismo Cristão. O que fizermos redundará em benefício de nossos filhos, de nossos netos, porque eles serão os continuadores de amanhã.”

Este ano, diferentemente dos anteriores, devido ao necessário isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, não teremos a tradicional reunião cívico-espiritualista com a Casa engalanada por belíssimos arranjos florais e a presença de amigos de várias regiões, mas a data será lembrada em nosso programa Conversa com o presidente transmitido pelo nosso canal no YouTube às terças e quintas-feiras, às 20h, horário de Brasília, oportunidade em que homenagearemos nossos dedicados militantes e assistentes do passado que contribuíram para que a majestosa sede mundial do Racionalismo Cristão, esse verdadeiro monumento à liberdade, fosse erigido, e aos atuas, que a mantêm.

Outro assunto que queremos abordar neste Olá, caro leitor é a continuidade da suspensão das atividades presenciais nas casas racionalistas cristãs, com o objetivo de preservar a saúde de nossos militantes e assistentes em razão da pandemia do novo coronarívus, mas que autorizamos  diversas Casas, em vários países e regiões, a realizar as reuniões presenciais seguindo norma estabelecida pela Sede Mundial e respeitando as determinações das autoridades de saúde locais.

Infelizmente, no entanto, temos assistido, em várias regiões, à permanência de níveis elevados de contaminação pelo coronavírus e; em alguns lugares, até ao aumento o número de casos e de perdas de vidas humanas, como está acontecendo no Rio de Janeiro, no momento. Sendo assim, o bom senso recomenda, uma vez mais, que a suspensão das atividades presenciais realizadas nas casas racionalistas cristãs localizadas nesses locais seja prorrogada até 31 de outubro de 2020 (sábado), pois temos de estar em consonância com os princípios racionalistas cristãos que divulgamos e nos empenhar para as decisões irem ao encontro da causa espiritualista que defendemos, sem, contudo, ignorarmos a realidade atual de ainda extrema gravidade, mas procurando nos adaptar a ela sem jamais expor a saúde dos militantes e assistentes.

Continuamos realizando as reuniões públicas a distância às terças e quintas-feiras, às 16h (hora de Brasília), e o programa Conversa com o presidente, às 20h desses mesmos dias; ambos, transmitidos pelo nosso canal no YouTube: www.youtube.com/racionalismocristao,  e pela nossa página no Facebook: www.facebook.com/racionalismocristao.org e obtendo excelentes resultados, como registra o vertiginoso crescimento de acessos aos nossos canais. Muitas de nossas Casas continuam realizando reuniões públicas a distância através da plataforma ZOOM ou Skype, as quais têm despertado grande interesse e aumento da presença virtual, inclusive de novos assistentes interessados nos salutares ensinamentos racionalistas cristãos que objetivam fortalecer, esclarecer e espiritualizar os seres humanos para um viver mais ameno e proveitoso.

Boa Leitura!