Filial São Paulo comemora 85 anos

Ponto por ponto, a Orientação do Presidente Astral do Racionalismo Cristão, Humberto Rodrigues, que está publicada na página 9 desta edição, foi comentada pelo presidente dessa filosofia espiritualista, Gilberto Silva, no enceramento da reunião cívico-espiritualista comemorativa do 85º aniversário de fundação da Filial São Paulo do Racionalismo Cristão, realizada em 9 de setembro de 2020. (Veja nas páginas 4 e 5) Gilberto Silva considerou o fato algo diferente e, para ele, inusitado. A reunião, a distância, conforme recomendação da sede mundial do RC face à pandemia do coronavírus, foi transmitida via ZOOM e pelo canal do RC no YouTube e pela página dessa filosofia no Facebook.

Gilberto Silva lembrou as dificuldades iniciais de Antônio de Ornelas Flôr, que abriu a filial em 9 de setembro de1935, nos fundos de sua residência, na esquina das ruas Voluntários da Pátria e Francisca Júlia, no bairro Santana. Antônio Flôr tinha vindo ainda menino da Ilha da Madeira e tornou-se industrial de móveis em São Paulo. Disse que “Antônio Flôr conheceu o Centro Redentor do Rio de Janeiro por intermédio do irmão Cláudio e aprendeu a ler com a ajuda do dentista Sinforiano Varejão, estudioso dos ensinamentos racionalistas cristãos desde Santos. Assim, não se sentia culto o suficiente para presidir reuniões, além da barreira de expressar-se no dialeto madeirense. Foi, então, falar com Antonio Cottas, informando ter tudo pronto para abrir uma filial, contando já com alguns colaboradores, mas não tinha alguém disposto a dirigir os trabalhos. Antonio Cottas abraçou-o e disse-lhe: ‘Estou diante do presidente da nova Casa!’ E assim foi: sua intensa vontade de ajudar as pessoas, seu fortíssimo ânimo logo cativaram a todos, vindo muita gente de longe, só para ouvir e seguir suas vibrantes, simples e diretas orientações.”

O dirigente geral em exercício da filial aniversariante, Fernando Ferreira da Costa, também fez referências ao fundador, e em seguida à atual sede, inaugurada em 25 de novembro de 1973, na Rua Gabriel Piza, 313, grande conquista de Antônio Flôr e de seus colaboradores, entre eles Humberto Romanelli e Pompeu Cantarelli. Hoje o prédio está sofrendo reforma, com rebaixamento do estrado, a exemplo da Sede Mundial. Com as reuniões a distância, nesses meses de isolamento, as obras puderam melhor desenvolver-se.

Foram convidados a se manifestar também Jorge Fares, dirigente geral da Filial Santos; Beatriz Melo, membro da diretoria da Filial, que expôs a todos uma foto antiga, encontrada nos trabalhos de reorganização do acervo da Casa, com Pompeu Cantarelli, jovem, entre colegas de uniforme da Força Pública, hoje Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Marialva de Campos Sposito, também da diretoria, representou o pai, Herval Tavares de Campos, dirigente geral da Filial, hoje com 99 anos de idade. Encerrando, Nelson Ferreira da Costa Filho, sobrinho de Fernando e dirigente da Filial de Marília (SP), lembrou que Fernando é filho do fundador, José Ferreira da Costa, também português, da estirpe dos grandes espiritualistas.

Ao fechar os trabalhos, Gilberto Silva, bastante emocionado, disse lembrar-se da Filial São Paulo desde criança, e de palavras de Antônio Flôr: “Mantenham os pensamentos elevados, pois quando deixar o planeta virei aqui ao cangote de todos!”