Antes do almoço, uma dancinha

A Filial Ilha de São Vicente do Racionalismo Cristão, no âmbito das celebrações do 58º aniversário da sua fundação e 25º da construção da sua sede, proporcionou, em 27 de abril, às crianças que assistem às reuniões no Filiado ou se mantêm na Sala das Crianças enquanto os trabalhos se desenvolvem no salão de reuniões um almoço de confraternização, tal qual havia sido oferecido aos adultos. Mães e monitoras da Filial também participaram do almoço.

Como foi dito na reportagem enviada à Casa-Chefe e publicada na edição número 2 667 de A Razão, de janeiro de 2019, a iniciativa da reestruturação da sua Sala de Crianças, tornando-a mais moderna e mais bem equipada, com decoração bem cuidada, já se mostrava necessário, proporcionando às crianças frequentadoras das reuniões públicas na Filial espaço e orientação mais cuidada e adequada, um seleiro de racionalistas cristãos que irão crescendo e convivendo nas Salas dos Jovens, até tornarem-se adultos, quando, então, já providos do embasamento espiritual conquistado, estarão preparados para ser pessoas corretas, trabalhadoras, cidadãos conscientes dos deveres e obrigações, como se disse no ato do nosso pronunciamento da sua inauguração, copiando extrato de uma orientação de Maria Cottas, transmitida na Casa-Chefe do Racionalismo Cristão em 2016, aliás, também uma recomendação do presidente desta filosofia espiritualista, Gilberto Silva, em todas as reuniões realizadas na Ilha de São Vicente, quando da sua última visita a Cabo Verde, havendo espaço físico numa casa racionalista cristã, era necessário  uma sala de crianças para permitir que os assistentes que frequentam as reuniões públicas, acompanhados dos seus filhos, se sentirem mais acomodados, confortados, tranquilos, proporcionando-lhes melhor concentração, uma vez sabendo-se que os mesmos ficam bem entregues sob os cuidados das monitoras das respectivas salas de crianças, envolvendo-as em atividades lúdicas e juvenis tranquilas, durante as reuniões públicas.

Além dessa recomendação, foi firmado pela direção da Casa aniversariante o compromisso de proporcionar, de vez em quando, momentos prazerosos e de convívio, como prática, às crianças assistentes da Filial Ilha de São Vicente maior alegria e conforto espiritual em atividades do gênero.

Antes do almoço, foram envolvidas em atividades lúdicas juvenis e de seguida agraciadas com uma entrada, composta de sucos diversos, bolachinhas, cuscuz e pizza tradicionais cabo-verdianos, entre outras guloseimas. No final dos entretenimentos juvenis foram premiadas às crianças vencedores das várias modalidades.

Não faltaram durante o convívio a boa música tradicional cabo-verdiana e estrangeira. O DJ, de serviço, o jovem, Lucas Rocha Cabral, caprichou na apresentação dos temas musicais.

Todas as atividades desenvolvidas durante a comemoração do aniversário da Filial tiveram o envolvimento da maioria de militantes, assistentes e amigos do Racionalismo Cristão.