As nossas contradições

O mundo tem suas grandes contradições, senão vejamos: os poderosos dos países mais ricos que, por intermédio da força bélica e econômica, procuram subjugar outras nações, agravando ainda mais o fosso do desenvolvimento que os separa, quase que perenemente, e também teimam e não se furtam em dar maus exemplos à sociedade e se esquecem de que tudo que possuímos, nesse minúsculo planeta-escola o temos emprestado. No plano dos poderosos de ocasião também o conceito do livre-arbítrio se fundamenta e julgamento de seus atos estará, de forma inexorável, sob a égide das leis evolutivas que são naturais e imutáveis, as quais são ilesas e blindadas à intervenção de interesses escusos e particulares. Isso se caracteriza, então, como uma miopia que fere os princípios mais elementares dos axiomas e dogmas dessas leis.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia que se expande pelo mundo sem a pretensão de querer diminuir e menosprezar quaisquer outros naipes de opção de ideia ou religião. No âmbito terreno os fatos reais mais cedo ou mais tarde mostrará o contexto de grande sabedoria que ela contém. Não é mera utopia e que haverá um momento que devemos atingir, com predominância, uma visão mais solidária entre as nações. Estamos numa encruzilhada, mas existem várias estradas vicinais e cabe a cada país escolher aquela que conduza a valorizar os aspectos transcendentais do fazer o bem em prol da tão almejada paz mundial. Embora o estágio em que nos encontramos transmita um pensar de eterno conflito entre se contentar com aquilo a que se faz jus e o desmesurado desejo de acumular, cada vez mais, poder e riqueza, em detrimento de uma massa gigantesca de seres humanos espalhados pelo mundo em ter uma vida com um mínimo de dignidade material, que não está em contradição como indispensável conforto espiritual.

Os progressos obtidos nas ciências, da natureza e da matemática, da tecnologia da saúde, das artes e arquitetura etc., evoluem com uma velocidade espantosa. Cada vez mais o lapso entre o que se está utilizando hoje e o futuro bem próximo, se encurta de maneira inimaginável em pouco tempo. São óbvios os frutos materiais desses extraordinário desenvolvimento, mas lançamos, sem pretensão, a indagação: qual será a grande conquista? Não estará no campo das ciências que estudam os “fenômenos” no campo da espiritualidade?

O contexto das nações está perante o maior desafio, sem as armas tradicionais que dizimam vidas, o qual é o enfrentamento das enormes situações desiguais entre os povos. Como exaustivamente preconiza o Racionalismo Cristão são momentos oportunos de uma ampla evolução espiritual. A mãe natureza, com a sua prodigalidade, dá o recado de como viver em harmonia, muito embora reaja de forma sutil ou como se fosse em legítima defesa contra as agressões da espécie humana. Esse ente primordial para a perpetuação de nossa existência levou bilhões de anos para conseguir o equilíbrio em seu habitat e aí vem o bicho homem querer rompê-lo, digamos, num piscar de olhos.

Na lógica do bom senso, isso não é sequer razoável e coerente. Com uma pequena digressão, reportamo-nos ao maior desafio que toda a humanidade enfrenta nos últimos cem anos, a pandemia da covid. São extraordinários os esforços das ciências médicas para extirpá-la. Lamentavelmente, muitos tiverem o desfecho do falecimento precoce. Sem uma visão político-partidária, constatamos uma postura negacionista de mandatários de países de nos deixar estupefatos. Isso é novidade na história de humanidade? É evidente que não. Vide os registros de cientistas e pesquisadores da idade média, que embora tenham comprovado as suas teorias foram impelidos a declarar o contrário por imposição dos dogmas religiosos e os poderes da época, sob pena de serem condenados à morte física.

O exemplo de Nicolau Copérnico é um dois mais emblemáticos quando teve que dizer que a Terra era o centro do Universo e que o Sol gravitava ao seu redor. Todos podemos imaginar o atraso que a humanidade experimentou. Mas, mesmo devido a esses entraves que até hoje se percebem, as Forças Superiores jamais deixarão de ajudar os seres humanos que se doam para ultrapassar essa quadra que marcará indelevelmente a nossa era. Temos certeza de que as imanações positivas de pensamentos têm incomensurável poder para o bem.