Veja como ajudar alguém a abandonar o vício da maconha

Meu filho tem 21 anos e vai ser pai neste mês. Preciso de ajuda para ele largar o vício da maconha e arrumar um trabalho melhor para o sustento da família dele.

Resposta:  Prezada, o seu filho está num processo perigoso, que poderá resultar em graves consequências tanto para o corpo físico como para o espírito. Fumar maconha talvez esteja sendo uma fuga dos problemas íntimos que enfrenta, enfraquecendo-o e levando-o a assumir os riscos resultantes dessa prática. Pode também ser resultado de informações que dizem não haver mal em fumar essa droga. Se pensarmos que o cigarro comum já traz problemas graves de saúde, devemos levar esse fato em conta ao escolhermos outra forma de fumar.

É preciso, portanto, que ele acorde para a realidade da vida, que entenda que o espírito vem a este mundo para evoluir sempre, através do aprimoramento das suas qualidades, e esse aprimoramento segue por toda a jornada terrena, e somente é interrompido com a morte do corpo físico.

Ele deve pensar no filho que vai chegar. Estará essa criança segura e bem orientada por um pai que não consegue se preocupar com os resultados das escolhas que está fazendo? Terá esse pai condições de bem educar essa criança para que tenha uma vida saudável?

Você pode tentar convencê-lo a mudar o comportamento, conversando com ele de maneira franca e objetiva, sem deixar a conversa derivar para discussões, acusações ou agressões. Mostre a ele que sempre há boas opções para fazermos em nossa vida terrena, e que problemas são desafios que temos de enfrentar para nosso desenvolvimento espiritual. Anime-o e deixe claro que está ao lado dele, apoiando-o e ajudando-o a  enfrentar suas lutas. Ao mesmo tempo, ajude-o a tomar consciência da responsabilidade que assumiu gerando um filho que confia nele. Estará  ele pensando nisso?

Pratique diariamente a limpeza psíquica no lar, nos horários disciplinares, de preferência junto com o seu marido; e habitue-se a ler as obras editadas por esta filosofia espiritualista, principalmente as essenciais: Racionalismo Cristão, A vida fora da matéria e Prática do Racionalismo Cristão, dando preferência às edições mais recentes.