Atividades do RC em 2021

Ao final do ano, levamos ao conhecimento dos nossos prezados leitores algumas informações relevantes sobre os acontecimentos ocorridos em 2021 no Racionalismo Cristão.

O fato mais significativo foi, e permanece sendo, o convívio da humanidade com a pandemia do novo coronavírus, fato que nos levou a continuar, desde o dia 18 de março de 2020, com a suspensão, em caráter geral, das reuniões presenciais em todas as casas racionalistas cristãs, indo ao encontro de recomendações e determinações das autoridades governamentais dos países em que nossas Casas estão localizadas.

Esse panorama, inicialmente sombrio em relação à pandemia, clareou no transcurso deste ano, sobretudo pelo início da vacinação destinada ao combate do coronavírus, fato que motivou um número cada vez maior de Casas por nós autorizadas, com o passar dos meses, a realizar reuniões presenciais, sempre analisando com muita cautela as solicitações feitas pelos respectivos dirigentes-gerais, no sentido de as portas serem reabertas ao público com muita segurança.

Realizamos, no dia 18 de setembro de 2021, a 3ª Reunião Mundial a distância, reunindo os dirigentes gerais, os porta-vozes do Racionalismo Cristão, inclusive os instrumentos mediúnicos e demais militantes, oportunidade em que foi apresentado o programa Razão de ser, com informações atualizadas sobre os conceitos e princípios básicos e imutáveis da filosofia racionalista cristã, tornando-se um roteiro seguro para os orientadores de reuniões públicas, pois passaram a ter um itinerário atualizado para transmitir nossa filosofia espiritualista, a fim de que as pessoas saiam das reuniões sentindo-se mais seguras e confiantes ao receberem corretas e convincentes orientações, que irão melhorar a qualidade de suas vidas.

Finalmente, em 3 de novembro último retornamos com as atividades presenciais da Sede Mundial e autorizamos a reabertura das demais casas racionalistas cristãs em âmbito mundial, tendo em vista a melhoria das condições sanitárias, em que se evidencia o avanço da vacinação e o seu resultado benéfico na diminuição da quantidade de casos de contaminação do coronavírus, embora ainda tenham de ser mantidas as medidas de proteção individual e coletiva recomendadas pelas autoridades governamentais de cada local.

Fato relevante ocorrido nos 19 meses em que a Sede Mundial teve suas atividades presenciais suspensas foi o crescimento exponencial de participantes de suas reuniões públicas a distância e do programa Conversa com o presidente, mediante acesso às mídias sociais próprias, ao canal exclusivo no YouTube, à Rádio e TV A Razão.

Foram produzidos pela Sede Mundial, no ano passado, 535 vídeos, e até a presente data de 2021 mais 541 vídeos, entre eles os de reuniões públicas a distância, os de reuniões cívico-espiritualistas, os das reuniões mundiais e os do programa Conversa com o presidente, todos ao vivo. Esse quantitativo representa crescimento de 101% de novos vídeos e perfaz o total de 1.640 vídeos disponíveis em nosso canal no YouTube: www.youtube.com/racionalismocristao.

O Facebook soma 16.563 seguidores, que acompanham nossas postagens diárias e vídeos. Como mídia social preferida dos jovens, o Instagram soma 3.823 seguidores, com 816 novos participantes em 2021. O Twitter soma atualmente 12.925 seguidores. A rádio A Razão passou a transmitir a reunião pública a distância e o programa Conversa com o presidente a partir de 4 de fevereiro de 2021.

Com grande satisfação anunciamos que o 112º aniversário de fundação do Racionalismo Cristão, ocorrido em 26 de janeiro de 1910 ─ data qualificada como Dia da Espiritualidade pela comunidade racionalista cristã ─, será comemorado em todas as casas racionalistas cristãs com a realização de reunião cívico-espiritualista logo após o encerramento da reunião pública presencial entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2022, a depender do dia da semana que a Casa abre suas portas ao público.

Nada poderia ser feito durante o ano de 2021 caso não houvesse a indispensável participação dos prezados militantes, cuja dedicação ao Racionalismo Cristão devemos enaltecer, sobretudo no momento atípico de pandemia que ainda perdura. Assim, proclamamos, com nosso sentimento espiritual, a saudação de fim de ano, sob a inspiração das vibrações de pensamentos direcionados aos auxiliares das casas racionalistas cristãs em âmbito mundial, extensiva aos entes queridos, aos nossos assistentes e aos leitores de A Razão, almejando-lhes saúde e prosperidade em 2022.