Cabe à esposa polir as arestas da união para salvar o casamento

Dirijo-me a vocês em busca de orientação para evitar que meu casamento, que não vai bem, termine.

Resposta: Prezada, lamentamos que você e seu marido não estejam entendendo-se, o que prejudica a ambos. Se você deseja salvar o casamento, faça a sua autoanálise, para verificar o que está errado, para entender que a tristeza, a angústia, a depressão atraem correntes negativas e geram desentendimentos e contrariedades, corroendo a união familiar, e que é preciso estar alegre, entusiasmada pela vida, confiante em sua capacidade de compreender e aceitar o outro.

A felicidade é um dom espiritual a ser conquistado, ela está dentro de nós, à espera de que a descubramos e possamos usufruir dela. Qualquer um pode ser feliz, basta que entenda a vida sob o ângulo espiritual e revista-se de coragem para enfrentar as dificuldades com galhardia, sabendo da importância dessas dificuldades para o aprimoramento das suas virtudes.

Orientamos você a nunca aceitar discussões com quem quer que seja, a dialogar com o seu marido de maneira serena e educada, procurando sempre a melhor solução para os impasses, a evitar reclamações e recriminações, tentando sempre criar um ambiente de paz e tranquilidade no lar, mostrando a todos a mulher valorosa que é, através dos seus exemplos de coragem e compreensão, exemplos de renúncia e resignação, exemplos de uma verdadeira racionalista cristã.

Para sua reflexão, transcrevemos algumas ideias da grande educadora e hoje espírito componente da plêiade do Astral Superior Olga Brandão, retiradas do seu livro Caminhos certos:

“A felicidade conjugal, tão ambicionada, nem sempre é conquistada, talvez pela ignorância de que o amor, sendo um estado de espírito, desenvolve-se pelo exercício e desaparece pelo esquecimento.”

“O amor, na vida matrimonial, é atividade criadora em que duas fragilidades tomam parte.”

“Muitas e variadas causas surgem para enfraquecê-lo, mas haverá desilusão se as atitudes desagradáveis se sucederem na ordem crescente de intensidade.  E a dissolução começa, quando os cônjuges insistem nos desentendimentos.”

“As brigas, exercícios de aversão doméstica, devem ser corrigidas pela esposa. Somente ela está preparada para essa tão difícil tarefa, que exige submissão aparente. Procurando compreender a situação, saberá remover o mau humor do marido, abstraindo quem tem culpa e quem tem razão, sem censurá-lo nem culpá-lo, pois a finalidade é apenas a correção dos motivos contrários ao bem-estar de ambos. Em qualquer situação, o homem procura refúgio no lar. Com a intuição que lhe é peculiar, deve a mulher recebê-lo bem, sem preocupá-lo com os pequenos embaraços domésticos.”

“Apresentar-se bem arrumada é um meio de fazê-lo sentir quanto sua pessoa é importante para ela.”

“Desmazelo e queixas dão a entender que o marido é mais um obstáculo numa vida sem encantos. Não custa adotar uma atitude conciliatória, a mesma do inteligente general que sabe quando deve recuar para obter a vitória. Tendência muito perigosa é retribuir cólera com cólera, é dar muita importância ao amor-próprio.”

Esperamos ter colaborado para que haja entendimento em seu lar, e que você e seu marido possam ter muitos momentos alegres e descontraídos, com amor, respeito e felicidade.

Esperamos, também, ter oferecido elementos que a auxiliem a compreender o que se passa em seu casamento para que tenha condições de buscar soluções para os problemas que estão enfrentando.